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Pnatrans Paraná quer sensibilizar municípios para aumentar segurança no trânsito

Pnatrans Paraná
A reunião aconteceu em Curitiba. Foto: Luiz Henrique Kavetski/Detran-PR

A criação de uma estratégia para sensibilizar os municípios paranaenses sobre a questão de segurança viária foi um dos assuntos debatido na reunião grupo técnico para implementação, no Paraná, das ações do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans). A reunião aconteceu na semana passada, em Curitiba.

O encontro também tratou da proposta de levar às pessoas segurança no trânsito de forma humanizada, em que cada agente entenda suas responsabilidades. Além disso, da elaboração do Regimento Interno do grupo que coordena a execução do plano em nível estadual.

O Paraná foi o primeiro estado a aderir ao Pnatrans, ainda em 2021, e está alinhado com a agenda global de segurança viária.

O Plano Nacional tem o compromisso de reduzir em pelo menos 50% as mortes no trânsito brasileiro até 2028. Dessa forma, preservando aproximadamente 86 mil vidas neste período. Isso colabora estrategicamente com a saúde pública e previdência.

A participação de diferentes setores da sociedade envolvidos no contexto do trânsito para desenvolver ações voltadas a reduzir acidentes com mortos e feridos foi destacada pelo diretor-presidente do Detran-Paraná, Adriano Furtado. Ele coordenou o encontro.

“É fundamental o envolvimento, atuante, de órgãos e entidades de diferentes setores da sociedade para juntos atingirmos os objetivos do Pnatrans”, disse.

Segundo ele, a partir das ideias que surgiram no encontro haverá a discussão de ações concretas para inspirar um trânsito mais seguro.

O representante do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), Mauro Gil Meger, também participou do encontro. Nesse sentido, ele apresentou um livro publicado em parceria com Universidade Federal do Paraná (UFPR). A publicação “O Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito – O papel dos municípios” traz conceitos, procedimentos e diretrizes para que as gestões municipais possam iniciar uma política local de segurança viária, em parceria com ações estaduais e federais.

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