em

Não consigo baixar o CRLV 2023. O que devo fazer?

O Portal do Trânsito tem recebido diversas reclamações em relação a problemas para baixar o CRLV 2023. Muitos proprietários de veículo não conseguem atualizar o documento, pois continua aparecendo apenas o CRLV referente a 2022. Dessa forma, a preocupação é trafegar de forma ilegal e ser parado pela fiscalização.

O CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos) é o documento onde constam além das características do veículo, informações sobre o pagamento do IPVA, do Seguro Obrigatório (DPVAT) e ano em exercício.

Um dos relatos recebidos pela nossa reportagem foi de Bernardete Mendes. Ela diz que está com todos os débitos pagos, mas não consegue baixar o CRLV 2023. “Não consigo baixar o CRLV 2023, com tudo pago IPVA e Licenciamento. Não sei mais o que fazer”, afirma.

Marina Alves, outra internauta do Portal, relata o mesmo problema. “Não tenho nenhum débito e não consigo baixar o CRLV 2023”, argumenta.

O Portal do Trânsito entrou em contato com a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) para auxiliar na solução desses problemas. Conforme o órgão, o principal motivo para não conseguir gerar o documento são débitos pendentes do veículo. “O proprietário do veículo deve fazer a consulta e quitá-los para ter acesso ao CRLV-e. Nesse sentido, para mais orientações, o cidadão deve entrar em contato com o Detran local”, explica.

Realmente foi o que aconteceu com a internauta do Portal, uma pendência antiga do DPVAT do veículo de Marina ainda estava em aberto e o pagamento da taxa é obrigatória para que o CRLV 2023 esteja disponível. Além disso, multas atrasadas também podem impedir o licenciamento.

“O documento é liberado com o pagamento do IPVA, do licenciamento e de quaisquer débitos de multa. O condutor deve verificar as pendências junto ao Detran de registro do veículo, órgão que gera o CRLV-e”, orienta a Senatran.

Situações mais comuns que impedem a atualização do CRLV 2023

O Portal do Trânsito foi atrás de situações que podem levar a impedir a atualização do CRLV na Carteira Digital de Trânsito (CDT). Conforme o Departamento Estadual de Trânsito do Rio de Janeiro (Detran/RJ), algumas situações são impeditivas e devem ser verificadas pelos usuários. São elas:

  • Não ter pago as GRTs de 2022 e 2023;
  • Para os veículos a gás, não ter realizado a vistoria do GNV no ano corrente (CSV);
  • Ter sido parado em blitz do Detran e não ter cumprido possíveis exigências, ficando com restrição cadastral;
  • Para veículos de transporte escolar, veículos de carga, veículos de transporte coletivo de passageiros e veículos rodoviários de passageiros, não ter quitado as multas vencidas dos veículos;
  • Ter qualquer restrição administrativa ou judicial que impeça o licenciamento do veículo;
  • Ter deixado de concluir um processo em posto de atendimento do Detran, deixando o protocolo em aberto;
  • Ter deixado de atender chamado de recall da montadora do veículo;
  • Ter realizado o serviço de Comunicação de Venda ou Intenção de Venda;
  • Ter realizado alguma alteração de características no veículo (com emissão de CSV) que ainda não foi atualizada no sistema do Detran.

Apesar das orientações partirem do Detran/RJ, as situações podem ocorrem em todos os estados.

Quem não consegue baixar pode solicitar o documento impresso ao Detran?

De acordo com a Senatran, o proprietário do veículo pode imprimir o documento em casa ou, se tiver problemas, solicitar a versão impressa junto ao Detran do estado onde o veículo estiver registrado.

“O documento será impresso em papel A4 branco, conforme preconiza a Resolução do Contran 809/2020”, conclui o órgão.

Se, mesmo com essas dicas, o proprietário do veículo tiver problemas para baixar, acessar, bem como de cadastro poderá entrar em contato com a Serpro, responsável pelos documentos digitais. Através do e-mail: [email protected] ou telefone: 0800-728 2324

Publicado primeiro por

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.