Menu
em

Ministério dos Transportes promove Prêmio SENATRAN 2023

Em busca de promover profissionais e acadêmicos, incentivar empresas e organizações públicas ou privadas a aderirem ao Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS), o Ministério dos Transportes por meio da Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN) publicou o Edital do Prêmio SENATRAN 2023.

A premiação consiste na produção de trabalhos voltados ao tema segurança no trânsito. Ela pode vir de instituições de ensino, alunos e educadores da educação superior. Além disso, de projetos, programas, iniciativas e boas práticas dos órgãos e entidades componentes do Sistema Nacional de Trânsito (SNT), de organizações, instituições ou empresas, de empresas de transportes de passageiros e/ou cargas e de profissionais de comunicação.  

As inscrições ocorrerão entre 18 de setembro e 11 de outubro, através do portal da Senatran. A inscrição é gratuita. O envio dos projetos deve acontecer no momento da inscrição.

As categorias dividem-se em cinco grupos:  gestão da segurança no trânsito, vias seguras, segurança veicular, educação para o trânsito e atendimento às vítimas.

A divulgação do resultado preliminar do vencedor de cada categoria acontecerá no site SENATRAN, no dia 28 de outubro de 2023.

PNATRANS

O Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans) foi criado em 2018, pela Lei nº 13.614, para orientar os gestores de trânsito do nosso país a implementarem ações com o objetivo de reduzir mortes assim como lesões no trânsito, em alinhamento com a Nova Década de Segurança no Trânsito da Organização das Nações Unidas (ONU).

O Plano passou por uma revisão em 2021. Ou seja, ela contou com a contribuição de mais de 100 especialistas, de 50 órgãos e entidades e representantes da sociedade civil. O trabalho agora é colocá-lo em prática bem como implementar as 154 ações ali destacadas. Elas, juntas, têm o potencial de salvar cerca de 86 mil vidas até o ano de 2028.

Publicado primeiro por

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile