em

Idosos recebem orientações sobre cuidados no trânsito

Ação cuidados com idosos no trânsito
Ação Conversa Musicada com foco em cuidados no trânsito aos pedestres idosos, na esquina democrática no Centro de Porto Alegre. Foto: Jaqueline Moura/ EPTC/ PMPA

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) realizou, nesta semana, a ação Conversa Musicada, na Esquina Democrática, no Centro Histórico de Porto Alegre. A atividade conscientiza pedestres e motoristas sobre prevenção e autocuidado no trânsito de forma lúdica, principalmente o público acima de 60 anos.

“Trabalhamos com ações preventivas, principalmente com o perfil de 60+. Queremos conscientizar os idosos e seus familiares sobre os cuidados que devem ser tomados ao transitar nas ruas, sendo pedestre ou motoristas”, afirma o diretor-presidente da EPTC, Pedro Bisch Neto. 

Ação educativa

A atividade é uma ação educativa do programa Pedestre Idoso e aconteceu por meio da parceria com a Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapps). Além do Conversa Musicada, os idosos receberam orientações de trânsito da equipe da Escola Pública da EPTC e participaram de uma aula de dança de parceiros da associação. 

Em 2023, de janeiro a setembro, o balanço de acidentalidade de pessoas com mais de 60 anos registrou 16 vítimas. No ano anterior, foram oito. 

Estudo

Estudo realizado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, em parceria com a Divisão de Engenharia de Transportes e Mobilidade da Universidade Federal do Paraná (UFPR), analisou, recentemente, a relação entre o crescimento da população a partir de sessenta anos no Brasil e qual o impacto nos acidentes de trânsito. 

De acordo com o estudo, os idosos estão mais expostos. E consequentemente, são as maiores vítimas fatais como pedestres, representando 36% do total de atropelamentos registrados no país. Entre os idosos, os ciclistas representam 28% dos óbitos, seguido dos condutores de veículos (16%) e motociclistas (6%), conforme dados oriundos do sistema Datasus.

Publicado primeiro por

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.