em

Governo abre enquete para escolha de tema de campanhas de trânsito em 2024

Campanha de trânsito 2024
A população vai poder eleger, através de enquete, o tema das campanhas de trânsito 2024. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

A população vai poder eleger, através de enquete, qual será o tema das Campanhas de Conscientização de Segurança no Trânsito para o ano de 2024, acessando a página do Ministério dos Transportes, no endereço gov.br/transporte.   

Lá, o usuário encontra o link que leva até a enquete de votação da Semana Nacional de Trânsito 2024. As três opções de temas disponíveis para a campanha do próximo ano são as seguintes: “A vida pede calma no trânsito”; “No trânsito, gentileza faz a diferença”; e “Paz no trânsito começa por você”. 

Uma dessas três mensagens, aquela com maior percentual de votos, será escolhida para estar em todo o material educativo e de divulgação de toda a Campanha. A enquete vai ficar disponível até o dia 6 de setembro.  

O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) receberá a mensagem que a população escolher. Ou seja, este é o órgão responsável por editar a resolução que trata sobre o tema a se usar nas campanhas educativas do próximo ano. 

Levantamento

Neste mês, de acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada entre 2010 e 2019, o Brasil registrou um aumento de 13,5% nas mortes no trânsito, em relação à década anterior. Os pesquisadores utilizaram informações extraídas do DataSus, plataforma do Ministério da Saúde, bem como de ocorrências em rodovias registradas pela Polícia Rodoviária Federal no período. Foram cerca de 392 mil mortes em acidentes envolvendo todo tipo de veículo de transporte terrestre e também atropelamentos. 

O tema da Semana Nacional de Trânsito deste ano, que ocorrerá entre 18 e 25 de setembro, é: “No Trânsito, Escolha a Vida”. A orientação é que todos os integrantes do Sistema Nacional de Trânsito promovam ações de educação e conscientização. Seja para motoristas, passageiros, motociclistas, ciclistas assim como pedestres, em todo o país.    

Ouça o áudio da Rádio Agência

As informações são da Agência Brasil

Publicado primeiro por

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.