Na quarta-feira (20/12), o especialista Celso Mariano recebeu o professor Dr. Carlos Antônio Kümell Félix, que é engenheiro, especialista em trânsito e mobilidade, e coordenador GeMob Departamento de Transportes CT UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) na última Live Portal Convida de 2023. O tema foi o futuro da mobilidade e o destaque ficou para o papel que as autoescolas irão desempenhar diante das novas tecnologias que estão surgindo.
Conforme o prof. Carlos Félix, quando se fala em sistemas inteligentes de transportes e tecnologia nessa area, quem tem competência e conhecimento para trazer todas as informações aos cidadãos são os atuais Centro de Formação de Condutores (CFCs). “As autoescolas vão continuar sendo aquelas que vão aprimorar a condição segura e consciente das pessoas. Elas continuarão extremamente necessárias no que chamamos de avaliação contínua de competência”, explica.
O especialista da UFSM destaca ainda que por seu passado, as autoescolas são aquelas que podem garantir o ensino seguro na formação de condutores conscientes.
“Isso vai continuar, porque nós temos um longo espaço contínuo entre a condição de hoje e do futuro da mobilidade. O que não vai mudar é a necessidade permanentemente de termos gente capacitada para nos orientar em relação às novas mudanças, para os novos tempos que virão. As autoescolas serão essenciais para o futuro da mobilidade”, garante.
Desafios
Celso Mariano, especialista e diretor do Portal do Trânsito & Mobilidade, que apresentou a Live, falou sobre os desafios enfrentados pelas autoescolas atualmente. Além disso, sobre a importância dos profissionais que atuam na área não desanimarem. “Hoje quem lida com educação para o trânsito, é instrutor de autoescola ou proprietário de uma empresa dessa área, está naturalmente preocupado com tudo que aconteceu neste ano. No entanto, ressalto que é preciso se preparar para as adaptações, ser receptivo e continuar na área. Ninguém melhor do que esses profissionais para assumir alguns papéis de extrema relevância para o futuro”, esclarece.
Para Mariano, 2024 ainda será um ano de grandes desafios, mas também de superação para todos.
“Os profissionais de autoescolas que têm sofrido tanto com desvalorização, incompreensão, não podem desistir. O Brasil precisará de acompanhamento e preparo para todas as tecnologias que ainda estão por vir. Não sabemos exatamente qual será essa mudança, mas temos certeza que ela trará excelentes oportunidades para os bons profissionais”, conclui.