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Empresa lista cinco erros comuns ao lubrificar a corrente da moto

Lubrificar corrente da moto
Grande parte das motocicletas possuem uma corrente como conjunto de transmissão final para garantir que o torque e a rotação do motor sejam transferidos para a roda por meio de um sistema pinhão-coroa. Foto: Depositphotos

Com o objetivo de alertar os motociclistas e evitar transtornos devido à falta de manutenção na corrente da moto, a Motul, multinacional especializada em lubrificantes e fluidos de alta tecnologia, compartilhou com o Portal do Trânsito os cinco erros mais comuns cometidos no momento de lubrificar o componente.

Dentre suas considerações, Caio Freitas, engenheiro de Aplicações da Motul Brasil, enfatiza que é importante ressaltar que grande parte das motocicletas possuem uma corrente como conjunto de transmissão final para garantir que o torque e a rotação do motor sejam transferidos para a roda por meio de um sistema pinhão-coroa.

Na sequência, ele lista os cinco erros mais frequentes ao lubrificar a corrente da moto para que você fique atento e não os cometa. Acompanhe! 

1. Produtos inadequados utilizados para limpeza

O uso de alguns solventes genéricos, como gasolina ou querosene, pode aparentar ser eficiente para remoção de sujeiras, porém, traz ressecamento dos retentores de borracha dos pinos. De acordo com ele, a utilização de óleo diesel também influencia o mau funcionamento da transmissão final, já que dificulta a aderência do lubrificante adequado para a corrente, de modo a reduzir os intervalos de aplicação do produto e a proteção durante a pilotagem.

2. Uso de escova de metal

Durante a limpeza que antecede a lubrificação é comum encontrar acúmulo de sujeira e óleo antigo. No entanto, é importante não recorrer a uma escova com cerdas metálicas, porque ela pode danificar desde retentores até elos e pinos.

3. Escolha incorreta do lubrificante

É fundamental garantir que se use um produto específico em vez de óleo de motor queimado ou graxas adequadas para outras aplicações. O uso do item correto é importante para assegurar uma boa aderência e resistência à temperatura de serviço e rotação da roda, a fim de que o lubrificante não seja expelido.

Outro ponto para uma seleção adequada é o uso da motocicleta, já que ela pode ser utilizada no modo off-road, em estradas de terra e areia, em trechos pavimentados de áreas urbanas ou para prática esportiva em autódromos. Ele afirma ainda que cada situação possui demandas e desafios diferentes em termos de lubrificação de corrente. Logo, as soluções são distintas.

4. Aplicação excessiva de óleo

Ainda que a escassez de lubrificante seja crítica, o uso exagerado do óleo não corresponde à excelência no desempenho. Em muitos casos, o excesso pode contribuir com o acúmulo de sujeira indesejável no conjunto de relação, poluindo também outras peças da moto.

5. Não aguardar o produto secar

Por fim, é preciso esperar alguns minutos para que os produtos tenham boa capilaridade e eficiência, conforme descrito nas respectivas fichas técnicas. Isso vale tanto para limpeza quanto para lubrificação.

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