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Empresa dá dicas sobre como treinar entregadores para garantir um serviço de logística mais eficiente

Treinar entregadores
Antes de tudo, ao treinar os entregadores é preciso conscientizar os colaboradores sobre o valor do trabalho que estão exercendo. Foto: kovbasniuk para Depositphotos

O termo logística expressa tem sido muito falado e, até utilizado no dia a dia das empresas. No entanto, para ter qualidade nesse serviço é preciso que as empresas estejam preparadas para garantir que as entregas cheguem aos consumidores com máximo de rapidez e eficiência, respeitando todos os protocolos de segurança necessários.

Felipe Castro é supervisor de Gestão de Redes da J&T Express Brasil. Foto: Arquivo Pessoal

A J&T Express, empresa de serviços logísticos integrados, por exemplo, tem trabalhado para que todos os seus entregadores sejam devidamente treinados e, com isso, sintam-se não só valorizados enquanto profissionais, mas também aptos a prestar um serviço de qualidade, capaz de surpreender positivamente seus clientes.

“Mais do que responsáveis por fazer com que as encomendas cheguem ao seu destino de forma rápida e segura, os entregadores também são os representantes da marca da transportadora junto aos consumidores e ao próprio mercado, contribuindo para difundir a boa reputação da empresa”, enfatiza Felipe Castro, Supervisor de Gestão de Redes da J&T Express Brasil.

Diante deste cenário, a J&T Express separou quatro dicas práticas para treinar entregadores para que outras empresas também saiam na frente quando o assunto é entrega expressa. E dessa forma, consigam conquistar e manter a confiança tanto de clientes quanto de colaboradores.

1) Instrua os entregadores sobre como prestar um atendimento de excelência

Antes de tudo, é preciso conscientizar os colaboradores sobre o valor do trabalho que estão exercendo, mostrando que eles são peças essenciais para que todo o processo seja bem-sucedido. É preciso mostrar que o cuidado e a preocupação, desde a retirada do pacote até a chegada ao destino final, são importantes para garantir a satisfação do cliente e a assertividade do processo.

Mais do que apenas mensageiros, é necessário sinalizar que os entregadores estão transportando os desejos e expectativas do cliente e que a quebra desse ciclo pode gerar um dano irreparável ao modo como o consumidor enxerga a empresa. Nesse sentido, vale investir em ações de treinamento capazes de aguçar o senso de responsabilidade dos colaboradores, ressaltando a importância e a diferença que cada um deles pode fazer a cada entrega realizada.

2) Reforce a importância do planejamento das rotas de entrega

Neste passo, é preciso conscientizar a equipe de que tempo é dinheiro e, por isso, não pode ser desperdiçado. Instrua os entregadores a elaborar rotas de entrega estratégicas, reforçando a importância de prever fatores como economia de combustível e congestionamentos no trânsito e estimulando o uso de aplicativos de navegação via GPS, além de softwares voltados para o planejamento inteligente de rotas. Vale destacar que todos esses procedimentos e precauções beneficiam não só a empresa e o cliente final, mas a própria experiência de utilização do entregador.

3) Explique, passo a passo, como funciona o sistema de navegação adotado pela empresa

Ofereça aos colaboradores o máximo de instrução e detalhamento a respeito do sistema de navegação utilizado pela transportadora. É preciso se assegurar que nenhum dos entregadores tenha dúvidas a respeito de como utilizar essa tecnologia no dia a dia. Dessa forma, estimulando-os a explorar ao máximo as funcionalidades disponíveis. Esse conhecimento evitará que se cometam pequenos erros que, em última análise, podem vir a se tornar grandes problemas. E o pior deles seria a insatisfação do cliente final.

4) Invista em itens de segurança para os colaboradores

Por fim, vale destacar o quanto já é sabido, mas, nunca demais relembrar, que o percentual de acidentes de trânsito envolvendo entregadores tem crescido anualmente. Com isso em mente, é preciso garantir que todos os colaboradores tenham uma jornada de trabalho segura, amparada por todos os itens e equipamentos necessários.

Para aqueles que se locomovem em motocicletas, o reforço ao uso obrigatório do capacete, também vale a recomendação do uso de jaquetas e calças reforçadas. Estas, além de protegerem o corpo contra o sol em dias de calor, também resguardam a pele contra o vento em locomoções de alta velocidade. Luvas também podem proteger as mãos de cortes e esfoliações, em caso de queda.

Capas de chuva também são essenciais. Elas contribuem não só para manter o motorista seco, durante condições climáticas adversas, mas também sinaliza sua presença na via para os outros condutores. Também é preciso proteger pés e tornozelos por botas impermeáveis, capazes de garantir segurança e conforto térmico.

Além de se tratar de um item exigido pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), o colete reflexivo é essencial para evitar acidentes e atropelamentos. Isso porque sinaliza a presença do motorista na via para os demais condutores.

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