em

Dificuldades ao atualizar o CRLV 2023? Veja erros mais comuns que impedem a emissão do documento

O prazo para regularizar o licenciamento anual dos veículos automotores varia de estado para estado e geralmente está relacionado ao final da placa do veículo. Diferente de anos anteriores, no entanto, o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo) não é mais emitido em papel moeda e pode ser baixado na versão digital do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) ou impresso em papel comum. Para quem tem o aplicativo CDT, após quitar os débitos do veículo e regularizar eventuais pendências, a atualização do documento acontece automaticamente. Em alguns casos, porém, as pessoas relatam dificuldades ao atualizar o CRLV 2023 no celular. O Portal do Trânsito foi atrás dos motivos que podem levar a essas dificuldades.

Atualização automática

Conforme a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), após a quitação de todos os débitos do veículo como IPVA, a taxa de licenciamento, o DPVAT (quando há cobrança) e multas que já venceram, o Departamento de Trânsito (Detran) do estado de registro do veículo informa à base nacional do Renavam. A partir daí se gera o documento que é possível recuperar na CDT, bem como no portal de serviços da Senatran ou nos canais de atendimento dos Detrans.

“Quando o Detran autoriza a emissão, a atualização é automática na CDT”, explica o órgão.

Ainda de acordo com a Senatran, o prazo para essa atualização automática pode variar de Detran para Detran.

No entanto, mesmo após quitar os débitos citados, muitos cidadãos reclamam que não conseguem atualizar o documento. “Efetuei todos os pagamentos e não consigo gerar o documento CRLV digital”, expõe Gutemberg Soares. Junto ao internauta, recebemos diversas reclamações nesse sentido, principalmente do estado do Rio de Janeiro.

Situações mais comuns que impedem a atualização do CRLV 2023

O Portal do Trânsito foi atrás de situações que podem levar a impedir a atualização do CRLV na Carteira Digital de Trânsito (CDT). Conforme o Departamento Estadual de Trânsito do Rio de Janeiro (Detran/RJ), algumas situações são impeditivas e devem ser verificadas pelos usuários. São elas:

  • Não ter pago as GRTs de 2022 e 2023;
  • Para os veículos a gás, não ter realizado a vistoria do GNV no ano corrente (CSV);
  • Ter sido parado em blitz do Detran e não ter cumprido possíveis exigências, ficando com restrição cadastral;
  • Para veículos de transporte escolar, veículos de carga, veículos de transporte coletivo de passageiros e veículos rodoviários de passageiros, não ter quitado as multas vencidas dos veículos;
  • Ter qualquer restrição administrativa ou judicial que impeça o licenciamento do veículo;
  • Ter deixado de concluir um processo em posto de atendimento do Detran, deixando o protocolo em aberto;
  • Ter deixado de atender chamado de recall da montadora do veículo;
  • Ter realizado o serviço de Comunicação de Venda ou Intenção de Venda;
  • Ter realizado alguma alteração de características no veículo (com emissão de CSV) que ainda não foi atualizada no sistema do Detran.

Apesar das orientações partirem do Detran/RJ, as situações podem ocorrem em todos os estados.

Se não houver a atualização automática, o que o usuário deve fazer?

De acordo com a Senatran, nesses casos, o usuário deve excluir o documento que está na CDT e pedir para baixar novamente.

“Se o Detran tiver autorizado uma nova emissão, o novo documento estará disponível. Caso contrário, será exibido o último CRLV-e autorizado para o veículo”, orienta o órgão.

Se o usuário seguir todas as recomendações e mesmo assim não conseguir sanar o problema, deve entrar em contato com o Detran do estado onde o veículo está registrado e verificar o motivo da não emissão do documento.

CRLV digital

A versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) já está disponível em todo o país. Ou seja, para ter acesso ao documento digital, que tem a mesma validade do físico, é preciso abrir o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT). Nesse aplicativo, também é possível o acesso à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) digital.

Publicado primeiro por

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.