Ontem, 19 de novembro, a ONU marcou o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trânsito. Em mensagem sobre a data, o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, destacou uma “realidade sombria”: a cada ano, são 1,3 milhão de mortes e 50 milhões de feridos em acidentes de trânsito no mundo.
Segurança no trânsito
Para o chefe da ONU, é necessário “fazer mais para evitar essas tragédias totalmente preveníveis”. Guterres adiciona que o Plano Global para a Década de Ação pela Segurança no Trânsito, que está em seu terceiro ano, busca reduzir pela metade as mortes anuais no trânsito.
A iniciativa visa construir capacidades, acelerando a implementação das convenções de segurança viária da ONU, aumentando a conscientização e mobilizando recursos para uma maior segurança no tráfego.
Campanha Global de Segurança Viária contra mortes anuais no trânsito
Neste ano, também houve o lançamento da Campanha Global de Segurança Viária, que deve alcançar 1 mil cidades em 80 países.
O secretário-geral ainda cita que o Fundo de Segurança Viária da ONU está financiando ações em países de baixa e média renda. Ou seja, é nestes países que estão de 90% das vítimas de tráfego.
Conforme ele, a ação urgente permanece imperativa. Por isso, na data, ele faz um apelo a todos os doadores para aumentarem suas contribuições financeiras e técnicas.
“Neste Dia Mundial, vamos unir forças para tornar as estradas mais seguras para todos, em todos os lugares”, conclui.