A EcoRodovias tem intensificado suas ações para tornar o ambiente de trabalho mais inclusivo em todas as unidades do grupo presente em oito estados do país. Entre as ações voltadas ao público LGBTQIAPN+, o processo de retificação de gênero e nome em cartório e documentos oficiais passou a ser custeada para os colaboradores transgêneros que desejam a alteração. Por meio do benefício, nove colaboradores já estão com seus novos documentos em mãos.
“Minha certidão nova ficou pronta e foi como se eu tivesse nascido de novo, como se novas possibilidades e portas fossem abertas. Foi um dia muito feliz e especial para mim, tanto que mandei foto para todas as pessoas importantes da minha vida”, relata Ludmila Mendes, colaboradora na Ecovias do Cerrado, concessionária de rodovias que atua em Minas Gerais e em Goiás.
Além dos custos que podem ser pesados para a realidade de algumas pessoas, há também toda a parte burocrática que envolve a emissão de cerca de dez certidões atualizadas, entre outros documentos. Além disso, a dificuldade de acesso à informação para o processo. A conquista da certidão de nascimento é apenas o primeiro passo. Com o documento em mãos, é necessário solicitar a retificação do nome em todos os documentos pessoais e na Justiça. Isso porque ainda não há integração entre os diversos órgãos oficiais.
Para facilitar, a EcoRodovias contratou consultoria especializada que presta apoio aos colaboradores em todas as etapas. Inclusive, na empresa, os funcionários já contam com apoio psicológico por meio do programa Conte Comigo. “Temos o compromisso de criar um ambiente de trabalho e oportunidades que permitam a todos os colaboradores desenvolverem completamente suas capacidades profissionais. Para isso, é fundamental que todos se sintam confortáveis para serem quem realmente são. Já vejo como consolidada na EcoRodovias uma
cultura de valorização da diversidade”, avalia Aline Sitta de Assis Sant`Anna, gerente de desenvolvimento organizacional na EcoRodovias. Atualmente, 19 colaboradores declaradamente trans integram o quadro da companhia.
Mês do Orgulho LGBTQIAPN+
Além das ações contínuas voltadas ao incentivo à diversidade dentro da companhia, a EcoRodovias iniciou neste mês uma jornada voltada ao desenvolvimento de carreira para os colaboradores trans. Além disso, neste 28 de junho, quando se celebra o Dia do Orgulho LGBTQIAPN+, a companhia promoveu um bate papo com Bruno Carramenha. Ele é consultor especializado em comunicação e cultura organizacional, sobre questões LGBTQIAPN+ no ambiente profissional através de relatos pessoais, reflexões conceituais e vivências únicas.
Apoio à diversidade e capital humano
Para ampliar a diversidade, equidade e inclusão na empresa, a EcoRodovias mantém grupo de trabalho com líderes da alta gestão e colaboradores que representam cinco frentes de atuação: mulheres, LGBTQIAPN+, raça, PcD e, mais recentemente, convívio de gerações (pessoas 50+).
A companhia realiza uma agenda intensa de campanhas internas, palestras, mentorias, treinamentos e rodas de conversa, inclusive entre colaboradores do RH e líderes que participam de contratações, além de ser signatária do “Livres e Iguais”, campanha global da ONU que tem o objetivo de lutar contra a homofobia e transfobia, promovendo direitos iguais e tratamento justo para pessoas LGBTQIAP+.
A empresa também revisou seus processos de contratação e promoções para aumentar as oportunidades para grupos minorizados. Inclusive por meio de abertura de vagas afirmativas com destaque recente para mães solo, pessoas negras, pessoas com mais de 50 anos e pessoas transgêneros. Como um dos reconhecimentos por suas ações, a EcoRodvovias integra a carteira IDIVERSA, da B3. Isso ocorreu por seu destaque no mercado na temática de diversidade de gênero e raça.