Menu
em

Como encontrar postos de carregamento de carros elétricos? 

Devido ao aumento do número de carros elétricos e híbridos nas cidades, consequentemente a quantidade de postos para carregamentos de carros elétricos também aumentou. 

De acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), o número de postos para carregamento de carros elétricos no Brasil saltou de 3.500 para 3.800 no final de dezembro de 2023. 

Dos modelos encontrados no país, o Carregador Residencial é o mais comum. Quase todo o carregamento dos carros elétricos na frota nacional acontecem dessa forma.

Entretanto, apesar da nomenclatura, você pode encontrar postos de Carregadores Residenciais em diversos locais nas cidades, como shoppings, supermercados, hospitais e em eletropostos que atendem veículos elétricos e híbridos. 

Foto: Freepik

Como encontrar postos para carregamento de carros elétricos? 

A maneira mais prática de encontrar postos para carregamentos de carros elétricos é por meio de aplicativos. 

O aplicativo PlugShare abrange os eletropostos nacionais. Ou seja, por meio do uso de alguns filtros de pesquisa (como o raio de atuação, por exemplo) é possível encontrar o ponto de recarga mais próximo. 

Além disso, os aplicativos Google Maps e Waze também listam os eletropostos disponíveis nas proximidades de acordo com o plugue compatível. No Google Maps basta pesquisar por “Estações de Carregamento EV”. 

Foto: Freepik

Como funciona um posto para carregamento de carro elétrico? 

Diferente dos veículos tradicionais, com motores a combustão, os veículos elétricos e híbridos possuem baterias no lugar do tanque de combustível. Por isso é necessário conectá-lo a uma estação de carregamento (eletroposto) para realizar a recarga da bateria. 

Vale ressaltar que enquanto Carregadores Residenciais podem levar de 2 a 12 horas para recarregar um veículo, há modelos comerciais ultrarrápidos que podem recarregar uma bateria completamente em menos de 1 hora. 

Gostou desse conteúdo? Deixe a sua opinião nos comentários! 

Veja também no Portal do Trânsito: 

Publicado primeiro por

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile