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Brasília está entre as 15 cidades com maior tempo de espera para pegar transporte público no mundo

De acordo com dados da Secretaria de Transporte e Mobilidade, registra-se só no Distrito Federal diariamente 721 mil cartões de Vale Transporte e cartão Mobilidade. Dessa forma, contabilizando cerca de 1,3 milhão de acessos ao sistema de leitura de cartões. No entanto, ainda assim, o sistema de transporte público oferece pouco conforto durante as viagens e baixa agilidade nos trajetos. Essa informação corrobora com o que destacam os especialistas: que o transporte público é fator de influência na quantidade de horas dormidas pela população que depende do sistema de mobilidade urbana coletiva. Isso porque não é raro ver passageiros aproveitando a corrida para tirar um cochilo.

Maior tempo de espera

O Relatório Global sobre Transporte Público de 2022, feito pela empresa Moovit e divulgado em janeiro deste ano, apontou que em Brasília, quem faz uso de ônibus e metrô enfrenta o percurso com maior distância média do Brasil. São 12,41km por trecho.

Além de relatar que 39% das viagens percorrem pelo menos 12km, o que se considera de longa distância, o estudo também mostrou que a capital federal está entre as 15 cidades com maior tempo de espera para pegar transporte público no mundo.

De acordo com o levantamento, os brasilienses passam cerca de 23 minutos esperando pelo transporte. Esse é o mesmo tempo de espera de uma capital como Salvador e maior que a cidade do Rio de Janeiro, que se perde 21 minutos.

Em média, os usuários gastam 96 minutos no transporte público, por dia, o que é ruim, conforme especialistas. No entanto, há de se considerar que os trajetos no DF são longos devido à sua geografia.

De Planaltina para o Plano Piloto, por exemplo, o usuário leva em torno de 40 minutos quando o trânsito está livre. Quando há engarrafamentos, esse trajeto passa a chegar a 1h30, em decorrência das vias que estão chegando à sua capacidade máxima.

Possíveis soluções

Segundo especialistas, poderia haver solução para tal realidade se o transporte público do Distrito Federal fosse mais eficaz. Ou seja, passando no horário marcado nas paradas de ônibus, e, ainda, se proporcionasse um mínimo de conforto.

Dessa forma acredita-se que mais pessoas escolheriam fazer uso do transporte coletivo ao invés do particular, resultando em crescimento da receita — algo que poderia ser utilizado para melhorar o próprio transporte coletivo, além de descongestionar as vias para todos os tipos de usuários – de transporte público ou particular.

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