Menu
em

Bati meu carro, o que fazer? Veja 5 dicas em caso de acidente de trânsito

Imagem ilustrativa ; Foto: José Aldinan - Arquivo DC

Acidentes de trânsito são uma preocupação constante para qualquer motorista. Imprevisíveis, eles podem acontecer a qualquer momento por diversos motivos: desatenção ao volante, excesso de velocidade, pouca distância entre veículos, falta de reação ou reação tardia, entre outros fatores. Mas, e se bati meu carro, o que fazer? Confira abaixo orientações de especialista em plataforma de mobilidade urbana, em caso de acidente de trânsito:

Bati meu carro, o que fazer?

1 – Segurança em primeiro lugar

Primeiro verifique se todos estão seguros e fora de perigo. Se houver pessoas feridas, deve-se acionar a polícia (190) ou o serviço de emergência (192 SAMU ou 193 Siate) imediatamente.

2 – Produza registros do acidente

Depois que os procedimentos para atendimento das vítimas foram adotados, é fundamental documentar a ocorrência: “É imprescindível registrar o ocorrido, gerando evidências para se proteger [juridicamente] após um acidente. Fotos dos veículos, danos, posição na pista e de sinalizações relevantes são essenciais.” De acordo com Fabio, documentar a ocorrência é o fator principal nesse caso, pois registra a dinâmica do acidente e o cenário.

3 – Troque contatos

Troque dados de contato com o outro motorista e testemunhas, e obtenha informações sobre o seguro e os dados do veículo.

4 – Faça o Boletim de Ocorrência

Se houve vítimas feridas, um boletim de ocorrência será feito pelas autoridades no local. Se foram apenas danos materiais, é preciso registrar um boletim de ocorrência (que pode ser feito online no Paraná, clique aqui) e repassar todas as informações à seguradora ou locadora o mais rápido possível.

5 – Anote os dados do fujão

E se o outro motorista não quiser colaborar? Em casos de resistência por parte do outro motorista em fornecer informações, ou fuga do local, é importante anotar a placa e o modelo do carro. Esses dados devem ser informados ao registrar o boletim de ocorrência. Se o terceiro possuir seguro, ele deve registrar o acidente e fornecer o código do sinistro da seguradora. No caso de seguros menores ou cooperativas, anote o nome completo do proprietário e a placa do veículo.

Principais acidentes de trânsito

No Brasil, anualmente, ocorrem cerca de 1,3 milhões de acidentes, muitos deles pequenos, segundo dados do Ministério da Infraestrutura. As principais ocorrências são três:

  • Colisões traseiras, responsáveis por aproximadamente 30% dos acidentes, geralmente causadas pela falta de atenção e pelo não cumprimento da distância de segurança.
  • Batidas em cruzamentos, comuns devido à desatenção com a sinalização e ao desrespeito às regras de prioridade.
  • Danos aos faróis, retrovisores e às lanternas, causados por manobras inadequadas e pelo desrespeito às distâncias de segurança.

Estatísticas

Uma das principais causas é o excesso de velocidade, como aponta uma pesquisa realizada pela Mobs2, empresa especializada em soluções tecnológicas para a redução de acidentes graves: 55% dos brasileiros “pisam fundo” no acelerador. Além disso, os acidentes representam um problema econômico significativo, podendo custar até 3% do PIB anual, segundo a Organização Mundial da Saúde. Entre os custos envolvidos estão os reparos dos veículos, assistência médica e a perda de produtividade decorrente das lesões ocasionadas pelos acidentes.

Sobre o V1

O V1 é uma plataforma de mobilidade urbana que atua no aluguel e assinatura de carros de forma 100% digital, para uso pessoal e empresarial.  Oferece soluções em gestão de frotas terceirizadas para empresas, fleet service, traslado de pessoas e outras demandas personalizadas. Considerado um dos maiores players do setor no país, o V1 faz parte do Grupo Águia Branca e atua nas cidades de Vitória (ES) e Curitiba (PR). O app está disponível na Apple Store e Google Play.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Deixar uma Resposta

Sair da versão mobile