em

Voluntários programam limpeza em ciclovia de Itaiacoca

Objetivo é recolher detritos que oferecem riscos aos atletas

Foto de ciclistas na ciclovia de Itaiacoca
Ciclovia de Itaiacoca / Foto: Arquivo DC

A ciclovia que liga o Bairro Uvaranas à localidade de Passo do Pupo, no Distrito de Itaiacoca, deve receber a atenção de voluntários que se propõem a fazer a limpeza da pista. A ação foi proposta por Alex Ribeiro, 40 anos, proprietário de uma loja especializada em artigos para ciclistas, e usuário frequente da ciclovia de Itaiacoca.

“Eu sou praticante de ciclismo, especialmente na modalidade speed. Os pneus são finos e qualquer pedrinha acaba sendo um incômodo. Para dar segurança e conforto aos atletas, veio essa ideia, que foi postada nas redes sociais, e tem muita gente aderindo”, diz Ribeiro.

A atividade está prevista para a tarde de 9 de abril, um sábado. A ideia é que os ciclistas percorram o trajeto acompanhados por uma caminhonete com as vassouras e sacolas para, em trechos mais críticos, fazerem o recolhimento de detritos.

Ciclovia de Itaiacoca

A construção da ciclovia foi iniciada em agosto de 2020, tem previsão de 17,5 quilômetros de pavimentação às margens da PR-513, no prolongamento da Avenida General Carlos Cavalcanti. A obra começou com a recuperação de um trecho de ciclovia já existente, nas proximidades do campus Uvaranas da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

O investimento da obra é de R$ 4,7 milhões, com recursos estaduais, mediante convênio com a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística. A proposta é alavancar a prática de ciclismo e fortalecer o trecho como rota turística.

Na última medição que consta no portal da transparência do Município (28/01/2022), a ciclovia consta com 87% da obra executada.

Leia também

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.