em

Violência é tema da Campanha da Fraternidade deste ano

A Campanha da Fraternidade, lançada oficialmente em todo o Brasil na quarta-feira (14), traz como tema neste ano 'Fraternidade e superação da violência', tendo como lema 'Em Cristo somos todos irmãos (Mt 23,8)'. A campanha, que é coordenada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) tem como principal objetivo despertar a solidariedade de todos os seus fiéis e também da sociedade brasileira, em um problema que envolve a todos, buscando assim uma solução para resolver esses determinados problemas.

De acordo com o bispo da Diocese de Ponta Grossa, Dom Sérgio Arthur Braschi, é muito importante trazer o tema da violência para a campanha por se tratar de uma realidade que já estende por muitos anos.

"A violência é muito presente na sociedade brasileira. O nosso país responde por mais de 13% no número de assassinatos. E não se trata apenas da violência direta, como o  assassinato de pessoas, por exemplo, mas também da cultura de violência, onde nós acabamos achando normal os crimes por motivos cometidos por motivos fúteis. A igreja católica, mais uma vez, vê este tema para trabalhar o tempo de conversão e propor a reflexão sobre um assunto forte que está presente em nossa vida", disse o bispo durante o lançamento da campanha em Ponta Grossa, realizado na casa diocesana Icthus, na manhã de quarta (14).

A própria região de Ponta Grossa, segundo Dom Sérgio, tem gerado grandes preocupações por conta de casos recentes de violência. "Nós estamos em uma região com casos de crimes e violência que chocam a nossa população, então temos que fazer ações concretas, reflexões sobre a situação e que gere, através da palavra de Deus, um 'agir' para trazer mudanças nesta realidade", frizou. A Diocese de Ponta Grossa também prepara ações voltadas aos municípios da região, no sentido de conscientizar a população sobre o tema.

"Nós, enquanto membros da equipe diocesana, já estamos caminhando com as formações de pessoas das comunidades e municípios que participaram, inclusive, de uma formação com o juiz criminal Antônio Acir. Todos que participaram vão fomentar e trabalhar o tema e o lema da campanha, tanto no âmbito religioso como no social", comentou Antônio Adonir Portela, coordenador da campanha pela Diocese de Ponta Grossa.

As ações na região serão voltadas na conscientização dos alunos nas escolas, comunidades onde há indícios de um número maior de criminalidade, no sentido de trazer o resgate das pessoas. "Também vemos junto à Pastoral Carcerária algumas ações para realizarmos junto aos detentos. É uma verdadeira oportunidade de conversão que a Quaresma nos indica para que eles possam se perdoar e serem perdoados", complementa Portela.

Arrecadação

A Campanha da Fraternidade 2018 é realizada em âmbito nacional, e envolve todas as comunidades cristãs católicas e ecumênicas do Brasil. A arrecadação da Campanha da Fraternidade compõe o Fundo Nacional de Solidariedade e os Fundos Diocesanos de Solidariedade, onde 60% da arrecadação são destinadas ao apoio de projetos sociais da própria comunidade diocesana, e os outros 40% restantes compõem o FNS, que são destinados para o fortalecimento da solidariedade em diversas regiões do país.

Em Ponta Grossa, a campanha foi lançada na manhã de quarta (14), na casa diocesana Icthus. (Foto: José Aldinan)

 

 

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.