em

Violência doméstica tem redução em Ponta Grossa

As estatísticas de casos de violência doméstica em Ponta Grossa tiveram uma oscilação significativa nas últimas três semanas, que coincidem com as ações de combate à pandemia de covid-19 no Paraná. Os dados foram repassados pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) e pela prefeitura, a pedido do DC.

Segundo a Sesp, no município o índice criminal apresentou redução de 15% nessa última semana em comparação com a anterior. Entre 30/03 a 05/04, foram 39 ocorrências de violência doméstica, sete a menos que na semana de 23 a 29/03, quando foram 46. No entanto, no período de 16/03 a 22/03 o município registrou 28 ocorrências do crime. Ou seja, na primeira semana de fechamento de comércio e serviços, a cidade teve um aumento de 64,2% nos casos de violência doméstica.

No caso dos registros feitos pela Guarda Municipal, este mês de março teve também uma redução no número, conforme dados fornecidos pela prefeitura. Foram 44 denúncias de violência doméstica em março de 2018, 40 em março de 2019. Em março 2020, foram 22 denúncias de violência doméstica, além de quatro denúncias por descumprimento de medida protetiva.

Junto à Polícia Civil, foram verificados, desde o início de 2020, 255 casos de violência doméstica. Pouco mais de 140 casos aconteceram antes do período da pandemia do coronavírus. Já após o início de isolamento, foram registradas 108 ocorrências.

“Com as pessoas em casa e o consumo de bebidas alcoólicas, principalmente, por parte dos homens, ocorre uma alta probabilidade para que esses casos de violência venham a acontecer. No entanto, percebemos que aqui na nossa área de abrangência uma certa redução. Esse momento é importante para que as pessoas busquem fazer reflexões e, dessa forma, melhorem o convívio com os seus familiares evitando os crimes desta natureza”, comentou o delegado-chefe da 13ª SDP, Nagib Nassif Palma.

 

No Paraná

A Sesp informou que foi verificado no Paraná um aumento de 5,8% nas ocorrências de violência doméstica nas últimas três semanas. De 30/03 a 05/04, foram registradas 862 ocorrências de violência doméstica no Paraná, um aumento de 2% em comparação com a semana anterior, de 23 a 29/03, quando foram 844 registros do crime. Na semana de 16 a 22/03, foram 814 ocorrências do crime em todo o Estado.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.