Em sessão nesta quarta-feira (30), a Câmara de Vereadores de Ponta Grossa derrubou projeto de lei que tratava de localização e horário de funcionamento dos clubes de tiro na cidade. Por 13 votos a 2 (veja como votou cada parlamentar abaixo), o Legislativo aceitou o parecer contrário da Comissão de Agricultura, Pecuária, Indústria, Comércio, Turismo e Meio Ambiente.
A proposta, apresentada em dezembro de 2023 pelo vereador Filipe Chociai (PSD) e do então vereador Vinicius Camargo, previa que “as entidades destinadas à prática e treinamento de tiro desportivo e de venda de seus produtos e insumos não estão sujeitos a distanciamento mínimo de quaisquer atividades”. E ainda: “poderão funcionar sem restrição de horário”.
Ensino e esporte
Os autores argumentam que o tiro desportivo é uma prática esportiva que “contribui para a melhoria da habilidade física e técnica dos participantes” e também que “a entidade […] é uma instituição de ensino”, pois “ensina os alunos por intermédio de professores”.
Quanto à restrição de horário, na visão de Chociai e Camargo, “dificulta o acesso ao esporte”. “Nossa intenção é estimular o esporte”.
A vereadora Josi Kieras (PT) foi a única a comentar o PL durante a votação e disse que não é “competência do Município legislar sobre o tema, mas sim a União”.
Veja como votaram os vereadores:
LEANDRO BIANCO (REP) – pela manutenção do PL
CELSO CIESLAK (DC) – pela derrubada do PL
DANIEL MILLA FRACCARO (PSD) – Ausente
DIVO (União) – pela derrubada do PL
DR. ERICK (PV) – pela derrubada do PL
EDE PIMENTEL (PDT) – pela derrubada do PL
FILIPE CHOCIAI (PSD) – Ausente
GERALDO STOCCO (PV) – pela derrubada do PL
IZAIAS SALUSTIANO (PL) – pela derrubada do PL
JAIRTON DA FARMACIA (PDT) – pela derrubada do PL
JOCE CANTO (PP) – pela derrubada do PL
DR. ZECA (União) – pela derrubada do PL
JOSI KIERAS (PT) – pela derrubada do PL
JULIO KULLER (MDB) – pela manutenção do PL
LÉO FARMACÊUTICO (União) – pela derrubada do PL
MAURICIO SILVA (PSD) – pela derrubada do PL
MISSIONÁRIA ADRIANA (PL) – Ausente
PASTOR EZEQUIEL BUENO (DC) – Ausente
PAULO BALANSIN (União) – pela derrubada do PL