em

Vereador quer criar ‘Tarde do Chimarrão, Tereré e Música Gaúcha’ em PG

Foto: Divulgação

Um vereador de Ponta Grossa protocolou na Câmara um projeto de lei que visa criar a “Tarde do Chimarrão, Tereré e Música Gaúcha” nas praças da cidade. A ideia é de Jairton da Farmácia (União) e está em análise da Comissão de Legislação, Justiça e Redação.

O PL prevê que o evento seja realizado em feriados, sábados ou domingos, de forma mensal ou trimestral, e não gere custos para a prefeitura. “Visando não onerar o Executivo Municipal com despesas, o Município fica autorizado a firmar parcerias com pessoas jurídicas ou físicas que tenham interesse em explorar a atividade”, diz um trecho do projeto.

“A Secretaria Municipal de Cultura fará o credenciamento de CTGs e empresas que visem firmar parceria, bem como a criação de um cronograma de apresentações artísticas locais e convidados”, continua o texto.

A ideia também é autorizar a instalação de food trucks e lojas com produtos da cultura gaúcha nos locais de realização das “Tardes do Chimarrão”, visando movimentar o comércio local e “resgatar e preservar as manifestações tradicionalistas da cultura gaúcha em Ponta Grossa”, como afirma trecho da justificativa do projeto de lei.

Bebidas-símbolo

Outro projeto de lei de autoria de Jairton da Farmácia prevê o reconhecimento de chimarrão e do tereré como bebidas-símbolo de Ponta Grossa. Ele foi protocolado no mesmo dia que o outro PL e segue o mesmo ritmo de tramitação.

Nele, a justificativa também é “resgatar e preservar as manifestações tradicionalistas da cultura gaúcha em Ponta Grossa”, e o texto também indica as vantagens sociais e de saúde que as bebidas baseadas na erva-mate podem oferecer.

Confira neste link.

Vereador Jairton da Farmácia – Foto: Divulgação

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.