em

Vereador quer aplicar selo de acessibilidade em estabelecimentos de PG

Felipe Passos. Foto: José Aldinan

Na próxima segunda-feira (20), será novamente discutido o Projeto de Lei 297/2022, que visa aplicar em Ponta Grossa o selo “Acessibilidade Nota 10”. De autoria do vereador Felipe Passos, o PL, já foi aprovado na primeira discussão, que ocorreu na sessão do dia 15.

O projeto planeja garantir certificação oficial, pelo Poder Executivo, aos estabelecimentos privados ou públicos que promovam acessibilidade de pessoas com deficiência e principalmente com mobilidade reduzida.

Na justificativa do PL, o vereador explica que é constitucional fomentar a acessibilidade para pessoas com deficiência. Para além, cabe as empresas colocar em prática o artigo 8° do Decreto n° 9.571 de novembro de 2019, o qual dispõe sobre as Diretrizes Nacionais sobre Empresas e Direitos Humanos.

Sobre o Projeto

O objetivo é estimular e promover a acessibilidade de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, no âmbito municipal. O selo terá validade de até dois anos, e poderá ser renovado por igual período.

Além disso, poderão ser concedidos benefícios e incentivos fiscais aos estabelecimentos premiados, conforme regulamentação a ser dada pelo Poder Executivo. Tal proposta já se faz presente em outros Municípios como Barueri em São Paulo e tramita na Câmara dos Deputados.

“Com o PL aprovado e sancionado, queremos que os empresários percebam que o público PcD, são 20% da população brasileira, conforme dados do IBGE. São pessoas que além de serem consumidores potenciais,  há a família em muitos casos também, que acompanham estes e são potenciais consumidores. Os empresários podem crescer economicamente e visivelmente e os PcDs terem seus direitos garantidos, sem precisarem entrar na justiça. Todos saem ganhando. ” finaliza Felipe.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.