Menu
em

Vereador pede urgente recuperação de locomotiva de PG

Foto: Divulgação

O vereador Felipe Passos (PSDB) protocolou nesta semana a Indicação 2933/2022, pedindo que seja oficiada a a prefeita de Ponta Grossa para que determine providências quanto à urgente necessidade de manutenção da histórica Maria Fumaça. A chamada Locomotiva 250 é patrimônio tombado existente no Município, está localizada no Parque Ambiental e sempre foi um atrativo turístico. No entanto, nas palavras do vereador, ela “se encontra em verdadeiro abandono”.

O pedido deve entrar na Ordem do Dia do próximo dia 7, na Câmara Municipal. No documento, o vereador anexou fotos que demonstram o mau estado de conservação da locomotiva, danificada pela exposição ao sol, chuva e atos de vandalismo.

O Diário dos Campos e portal DCmais já havia denunciado o problema em julho deste ano. Instalada junto à Estação Paraná, a máquina recebeu reparos em 2019, em uma parceria entre Exército, Município e iniciativa privada.

Naquele mesmo ano, parceria entre a Prefeitura e a Fecomércio-PR também viabilizou o restauro da Estação Saudade, prédio histórico que fica no mesmo parque. A intenção era transportar a locomotiva até junto do imóvel revitalizado, porém, isso dependia – e ainda depende – de trâmites burocráticos.

Burocracia

De acordo com a prefeitura, a transposição da locomotiva depende da autorização do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). “Como a concessão do bem não está com o Município, e sim com o DNIT, a Prefeitura solicitou a doação da locomotiva”. Já a restauração ficará a cargo do SESC, instituição que atualmente ocupa a Estação Saudade, que informa só poder fazer estudo do transporte, do restauro e de outra eventual demanda caso venha a receber a locomotiva em doação.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile