O vereador Dr. Erick (PSDB) enviou, nesta segunda-feira (7), requerimento no qual cobra explicações sobre os manifestantes que estão na Praça Marechal Floriano Peixoto, no Centro de Ponta Grossa. Desde semana passada, o local está ocupado por pessoas que se posicionam contra a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a presidência da República.
O documento de Dr. Erick é direcionado à prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt (PSD). O parlamentar enviou ao Poder Executivo quatro questionamentos. São eles:
- As pessoas que estão na praça Marechal Floriano, em frente ao Quartel General da 5ª Brigada da Cavalaria Blindada, apresentaram toda a documentação necessária a fim de obter autorização para instalar as barracas e permanecerem na praça?
- Em caso de resposta afirmativa, qual o prazo da autorização?
- Ainda, em caso de resposta afirmativa, quais os critérios adotados para emissão da autorização?
- Em caso de resposta negativa, qual a exceção jurídica que a situação se encaixa?
Segundo o vereador, as informações solicitadas são “indispensáveis para que a Câmara Municipal, nos termos do que preceitua o art. 31, da Constituição Federal, exerça a sua função fiscalizadora dos atos do Poder Executivo”.
Nesta segunda-feira (7), Dr. Erick usou a Tribuna da Câmara e criticou a permanência dos manifestantes na praça pública. O vereador disse que não “notou uma nota da Prefeitura [de Ponta Grossa] parabenizando a lisura das eleições”. Além disso, falou que uma ‘manifestação golpista’ e que pede ‘a volta da ditadura militar’ não pode ser considerada legítima.