Menu
em

Ver a Cidade: primeira obra fiscalizada é a Casa da Mulher em Ponta Grossa

Foto: José Aldinan

Com uma vistoria na obra da Casa da Mulher Brasileira, no bairro Vila Estrela, em Ponta Grossa, feita por 12 alunos do curso de Engenharia Civil da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) deu início nesta terça-feira (18) à fase de campo do programa Ver a Cidade. A iniciativa, que visa integrar a sociedade ao processo de controle social do gasto público, envolve a participação de 60 alunos e dez professores de quatro universidades estaduais do Paraná.

Leia mais: Mais 15 linhas de ônibus de PG não terão cobradores; veja quais

O presidente do TCE-PR, conselheiro Fernando Guimarães, acompanhou o início dos trabalhos pessoalmente, depois de participar de uma reunião com o reitor da UEPG, Miguel Sanches Neto, e a equipe envolvida no programa, que já é desenvolvido em meio virtual, com a análise das obras municipais registradas no portal Informação para Todos (PIT), hospedado no site do Tribunal de Contas.

O reitor da UEPG destacou a importância da iniciativa. “Ganha o Tribunal, ganha a academia e, especialmente, a sociedade, que passará a ter um novo ritmo na execução das obras”. Na avaliação de Sanches Neto, o TCE-PR funciona como um laboratório para alunos e professores “ao se transformar numa verdadeira escola de boa gestão das obras públicas”.

A obra vistoriada, a Casa da Mulher em Ponta Grossa, deveria ter sido concluída em dezembro do ano passado, segundo o cronograma original. Sua construção foi estimada em R$ 989 mil e está com pouco mais de 65% das obras executadas.

Para o professor Eduardo Pereira, que coordena o programa Ver a Cidade na UEPG, se trata de uma oportunidade única para os futuros engenheiros ter contato com a execução de uma obra pública. O representante do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), Armando Madalosso Vieira Filho, afirmou que esse trabalho é uma extensão de uma parceria antiga do órgão com o TCE-PR, que estimula a formação de engenheiros para o setor público.

Acompanharam o presidente do TCE-PR na vistoria o coordenador-geral de Fiscalização, Djalma Riesemberg Junior; o coordenador de Atendimento ao Jurisdicionado e de Controle Social, Ricardo Alpendre; o coordenador de Obras Públicas, Paulo Augusto Daschevi; e os dois engenheiros civis dessa unidade que coordenam o programa Ver a Cidade: Maria José Herkenhoff Carvalho e Luiz Henrique de Barbosa Jorge.

Ver a Cidade

O programa Ver a Cidade é resultado de uma parceria entre o TCE-PR, o Crea-PR, a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado (Seti-PR) e as quatro instituições de ensino superior que oferecem o curso de Engenharia Civil: UEL (Universidade Estadual de Londrina), UEM (Universidade Estadual de Maringá), UEPG e Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná).

 No total, 60 alunos de Engenharia Civil das quatro universidades, selecionados por meio de edital, visitarão presencialmente dez obras – nas cidades de Cascavel, Londrina, Maringá, Ponta Grossa e Umuarama. Eles também estão fazendo um monitoramento online de aproximadamente 1.100 obras que as próprias prefeituras informaram ao TCE-PR que estão inacabadas.

Para auxiliar nessa fiscalização, os estudantes e professores participantes receberam capacitação do Tribunal. O programa estimular os alunos de universidades públicas estaduais a auxiliar o TCE-PR na fiscalização de obras paralisadas nos municípios paranaenses, ampliando a participação da população no controle social.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Deixar uma Resposta

Sair da versão mobile