Menu
em

Vendas de livrarias e papelarias da região voltaram a subir em 2022

Segmento foi o que registrou a maior alta de vendas do comércio tanto na região de Ponta Grossa, quanto em todo o Paraná

Alice e a mãe Juliane. Foto: José Aldinan

As vendas de livrarias e papelarias voltaram a subir em 2022 em todas as regiões do Paraná, inclusive liderando a alta do comércio na maioria delas. A informação é da última Pesquisa Conjuntural da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), que mostra os dados até novembro.

Na região de Ponta Grossa o segmento registrou alta de 32,79% nas vendas. No Paraná, as livrarias e papelarias acumularam um aumento de 23,05% nas vendas no período.

Consultado pela reportagem do DCmais, o coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio PR, Rodrigo Schmidt, atribuiu o bom desempenho à redução da pandemia.

“O setor de livraria e papelaria foi um dos segmentos que mais sofreu durante o período da pandemia em virtude do necessário isolamento social, que levaram muitas atividades de estudo e trabalho para o ambiente digital. Constatamos nesse momento o maior crescimento deste setor do varejo, considerando o acumulado de janeiro a novembro de 2022, pois a base de comparação é o período de janeiro a novembro de 2021, momento que o setor também se ressentia fortemente dos efeitos da crise sanitária, com índices negativos em praticamente todo o intervalo temporal”, explica.

Outros segmentos

Compõem o “top 5” de alta nas vendas no comércio da região de PG as livrarias e papelarias (+32,79%), combustíveis (+18,91%), vestuário e tecidos (+13,86%), farmácias (+13,1%) e calçados (+12,77%).

Na contramão, registrando queda nas vendas de janeiro a novembro de 2022, no comparativo com o mesmo período do ano anterior, estão os segmentos de autopeças (-9,36%), concessionária de veículos (-7,24%), óticas e cine-foto-som (-7,21%) e materiais de construção (-6,85%).

Regiões

No total, o comércio do Paraná teve alta acumulada de 3,77% no período. O da região de Maringá teve o melhor saldo, com crescimento de 6,37%. Em segundo vem Curitiba e Região Metropolitana, com +5,04%, e na sequência a região Oeste (+2,58%), a de Ponta Grossa (+1,02%) e a de Londrina (+0,86%). Somente a região Sudoeste apresentou queda de 0,65%.

Reprodução/Fecomércio

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile