Menu
em

Veja em quais das grandes cidades do Paraná a covid mata mais

Foto: Edmar Barros/ AP

Por Walter Téle Menechino

Entre as cinco maiores cidades do Paraná, Ponta Grossa é a terceira com mais óbitos decorrentes de complicações causadas por infecções do novo coronavírus.

A afirmação parte da proporção entre a população de cada município, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e o número de óbitos informados pelos boletins oficiais de cada município na sexta-feira (9).

Curitiba lidera o lamentável ranking. Conforme a estimativa do IBGE, a capital paranaense tem 1.948.826 habitantes. O informe oficial da Prefeitura de Curitiba diz que 4.113 curitibanos morreram devido à covid-19. A regra de três resulta em 0,21% de vidas perdidas para a doença ante o total da população.

Em segundo lugar vem Maringá. A terceira maior cidade do Paraná tem 403.063 habitantes e, na sexta-feira, somou 842 óbitos por covid. A proporção entre população e mortes é 0,20%. A rasa diferença em relação a Curitiba significa bem mais do que uma única vida.

Em terceiro lugar vem Ponta Grossa. O município tem 355.336 habitantes e, na sexta, a Fundação Municipal de Saúde computou 703 óbitos. A proporção habitantes/mortes por covid é 0,197%.

Londrina, a segunda maior cidade do estado, tem 575.372 habitantes e totalizou 1.065 falecimentos provocados pelo vírus, O percentual é 0,185. Cascavel, a menor das cinco cidades citadas, com 332.333 habitantes, também tem o menor índice: 0,179%.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile