Menu
em

Veículo com inteligência artificial vai identificar problemas nas ruas de PG

Assinatura do termo de cooperação contou com a presença da prefeita Elizabeth Schmidt e representantes da startup Mapzer / Foto: José Aldinan

A Prefeitura de Ponta Grossa assinou, na manhã de hoje (29), um termo de cooperação para teste e validação de tecnologia de veículo dotado de inteligência artificial que ajudará a mapear os principais problemas nas ruas da cidade, como buracos e placas irregulares. O veículo, VW/T-Cross, pertence a uma startup chamada Mapze, de Curitiba.

Os testes serão realizados por 60 dias na cidade que foi pioneira no Brasil a receber essa tecnologia. E não haverá custos para a Prefeitura. A reportagem do Diário dos Campos transmitiu ao vivo a primeira demonstração do veículo durante a manhã de quarta-feira.

A iniciativa faz parte do ecossistema de inovação Vale dos Trilhos criado em abril deste ano para promover o desenvolvimento integral da atividade de inovação em Ponta Grossa, através de seis eixos: gestão democrática, inclusão digital, educação e empreendedorismo, fomento e desenvolvimento, cooperação e desburocratização.

De acordo com Rodrigo Streithorst, diretor de tecnologia da empresa Mapze, o veículo conta com quatro câmeras que captam imagens em 360 graus utilizando inteligência artificial. “As imagens são processadas em tempo real e encaminhadas diretamente para a Prefeitura. Ponta Grossa é um município que abriu as suas portas para a inovação”, apontou.

A presidente da Agência de Inovação e Desenvolvimento, Tônia Mansani, apontou que Ponta Grossa é pioneira no Brasil em regulamentar ambientes inovadores. “Ponta Grossa está de parabéns e isso se deu porque é um compromisso de todos os atores do ecossistema para tornar o município um ambiente propício para inovação e essa medida é uma inspiração para que outros locais também utilizem essa tecnologia”, destacou.

Sandbox

O projeto também foi o primeiro a ser testado na cidade no estilo sandbox regulatório, regulamentado através do Decreto Municipal 19.377/2021, que prevê a criação de ambientes regulatórios experimentais para o desenvolvimento de inovações científicas, tecnológicas e empreendedoras.

Na prática, o sandbox regulatório permitirá que pequenas e grandes empresas realizem testes de projetos inovadores, que podem ser serviços, produtos ou soluções experimentais, com clientes reais.

“Acredito que a inovação, a partir do Vale dos Trilhos e do sandbox regulatório, é um dos primeiros passos para a utilização da inteligência artificial em benefício da nossa população que, a olho vivo, estará percorrendo a nossa cidade fazendo um diagnóstico do que precisamos melhorar e, dessa forma, vamos correspondendo a partir destas necessidades”, apontou a prefeita Elizabeth Schmidt.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile