em

Vândalos ateiam fogo em Alcorão na Mesquita de Ponta Grossa

Invasão ocorreu na sexta-feira (26), segundo divulgado pela diretoria do templo islâmico

Alcorão foi destruído pelos invasores do templo / Foto: Divulgação

A Mesquita Imam Ali, de Ponta Grossa, publicou nota de repúdio em relação a crime ocorrido no interior do templo. A nota, compartilhada na página do Instagram do centro de culto maometano, informa que o local foi invadido, na madrugada de sexta-feira (26). Segundo descrito pela diretoria da mesquita, vândalos queimaram o Alcorão e sujaram as  paredes.

Mesquita fica localizada na Rua do Rosário, Centro de Ponta Grossa / Imagem: Reprodução Google

A mesquita fica localizada na Rua do Rosário, Centro de Ponta Grossa. De acordo com a nota, as autoridades responsáveis foram acionadas, com o objetivo de identificar e punir os envolvidos.

Confira a nota publicada:

O fato motivou manifestações nas redes sociais. O Farol, monitor de notícias do mundo islâmico, replicou a notícia, descrevendo o acontecimento como “um ataque islamofóbico”, lembrando que o Alcorão é livro sagrado para os muçulmanos.

O Jornal do Líbano, que noticia informações de todo o mundo relacionadas à comunidade muçulmana, também deu destaque ao crime ocorrido em Ponta Grossa. Muçulmanos de várias partes do Brasil e do mundo repudiaram o acontecimento.

O Partido Comunista do Brasil, diretório de Ponta Grossa, também se manifestou a respeito neste sábado (27), emitindo nota de pesar e repúdio

“A plena democracia, a liberdade e a construção dos caminhos da equidade se dão com amplo respeito às manifestações religiosas e a diversidade de credos e crenças. O nosso Partido na Constituinte que resultou na Carta Magna de 1946 apresentou a emenda que instituiu a liberdade religiosa no nosso país. Continuamos perseguindo a mesma certeza que nos guiou em 1946 e nos postamos firmes em defesa a liberdade religiosa”, declarou, cobrando das autoridades que sejam esclarecidos os fatos.

Mesquita de Ponta Grossa

Não foi a primeira vez que aconteceu ato de vandalismo na Mesquita de Ponta Grossa. Em 2015, foi notícia em jornais do país o fato de que um homem invadiu o templo, danificando mobília e livros considerados sagrados. Pelo menos duas pessoas estiveram envolvidas no crime. Nada foi levado. Na ocasião, a diretoria da mesquita havia informado que outras invasões haviam ocorrido a partir de 2013.

Leia também:

Explosão em Mesquita deixa dezenas de feridos no Afeganistão

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.