Menu
em

Vacinação contra covid em Ponta Grossa completa um ano

Imagem mostra a enfermeira Terezinha Pelinski que foi a primeira pessoa a ser imunizada contra a doença em Ponta Grossa há um ano (Foto: Aline Jasper/ UEPG)

Há um ano, Ponta Grossa declarava aberta a campanha de vacinação contra a covid-19. O momento foi marcado por uma solenidade no dia 19 de janeiro de 2021 onde ocorreu a entrega de uma caixa simbólica contendo 40 doses da vacina Coronavac (Sinovac/Butantan) e a aplicação na enfermeira Terezinha Pelinski da Silveira, na época com 53 anos, primeira a ser imunizada na cidade.

Desde então, 78,46% da população geral de Ponta Grossa já recebeu as duas doses ou dose única. A média é maior que a do Paraná e a do Brasil, ambos com 70% de cobertura vacinal completa. A partir das primeiras aplicações da vacina, o município se prepara agora para imunizar as crianças de 05 a 11 anos.

Diversas etapas da imunização, que começou com profissionais de saúde, idosos de Instituições de Longa Permanência (ILPI’s) e cuidadores, foram realizadas ao longo de 2021. A partir da chegada de outros imunizantes como a Astrazeneca (Oxford), Pfizer (Biontech) e Janssen (Johnson & Johnson) foi possível ampliar a aplicação em outros grupos.

Prioritários

Entre os grupos prioritários, foram imunizados trabalhadores de segurança, profissionais do transporte público, professores, moradores de rua, pessoas com comorbidades, além da população em geral dividida por faixas etárias, a partir dos 18 anos. Os adolescentes, de 12 a 17 anos, começaram a ser imunizados em outubro e boa parte desse público já recebeu a segunda dose entre dezembro e janeiro.

“Com a vacina nós modificamos o curso da doença que antes, ao ser diagnosticada, levava o paciente ao internamento. Hoje nós temos a tranquilidade que ela só causa sintomas leves, não ocupando leitos de UTI e não resultados em óbitos”, destacou o secretário de Saúde, médico Rodrigo Manjabosco, presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS).  

O secretário destaca ainda que a meta para este ano é atingir 100% da aplicação da terceira dose para a população elegível. “Além de completarmos o esquema vacinal das crianças que vão começar a ser imunizadas nesta semana. A intenção da FMS é que toda a população esteja segura depois de ter completado todo o esquema vacinal”, destacou Manjabosco.

Paraná 

No Estado, mais de 70% da população já recebeu as duas doses ou dose única e mais de 80% já tomaram a primeira. A média é a mesma a nível Brasil que se aproxima do patamar de 70% da população com duas doses.

Ao todo foram 19.045.464 vacinas aplicadas na população geral, sendo que, destas, 9.099.905 foram destinadas à aplicação da primeira dose, e 8.397.774 à segunda dose ou dose única. As doses de reforço em idosos e imunossuprimidos já contabilizam 1.664.602 aplicações.

Em relação à dose adicional, para imunossuprimidos que receberam mais uma dose, além das duas normais ou dose única, foram aplicadas 141.868.

Paraná completa um ano de vacinação contra a covid-19

Quadro

Cobertura Vacinal em Ponta Grossa*

População vacinável – 12 anos ou mais

1ª dose + dose única – 289.737 (99,3%)

2ª dose + dose única – 281.568 (96,5%)

Dose Reforço – 68.507 (26,4%)

* Dados retirados do Vacinômetro da Prefeitura de Ponta Grossa

Relembre: enfermeira foi a primeira a ser imunizada

A enfermeira Terezinha Pelinski da Silveira, 53 anos, estava na linha de frente da Clínica Covid do Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais (HURCG), quando recebeu a primeira dose da vacina CoronaVac em Ponta Grossa no dia 19 de janeiro. Ela foi a primeira pessoa a ser vacinada contra a doença na cidade.

Durante a pandemia, Terezinha assumiu a coordenação da Clínica Covid, participando da implantação dos leitos exclusivos para a doença em abril de 2020. Em julho daquele ano, Terezinha teve diagnóstico positivo para Covid-19 e ficou internada na Unidade de Terapia Intensiva do HU-UEPG em estado grave, mas conseguiu se recuperar.

Linha do tempo

Eventos importantes da vacinação em Ponta Grossa

  • Janeiro/2021 – Ponta Grossa declara aberta a campanha de vacinação contra a covid-19 com a entrega das primeiras doses do imunizante Coronavac (Sinovac/Butatan) e imunização daenfermeira Terezinha Pelinski da Silveira.
  • Janeiro/2021 – Primeiras doses aplicadas nos profissionais de saúde, idosos das Instituições de Longa Permanência (ILPI’s) e cuidadores.
  • Fevereiro/2021 – Início da distribuição das primeiras doses da vacina Oxford/Astrazeneca.
  • Fevereiro/2021 – Primeiras doses da Coronavac foram entregues para imunizar população geral dos idosos com mais de 90 anos, dentistas e outros profissionais de saúde.
  • Março/2021 – Ampliação da vacinação em idosos com mais de 60 anos.
  • Abril/2021 – Imunização dos idosos e trabalhadores da segurança.
  • Maio/2021 – Ampliação da vacinação em público com mais de 50 anos. Vacinação dos trabalhadores da educação, gestantes e pessoas com comorbidades. Chegada das primeiras doses da Pfizer.
  • Junho/2021 – Chegada das primeiras doses das vacinas da Janssen. Imunização dos moradores de rua, profissionais do transporte e público com mais de 40 anos.
  • Julho/2021 –Ampliação da vacinação para a faixa etária de 33 a 39 anos.
  • Agosto/2021 – Ponta Grossa chega a 87,7% dos adultos imunizados, considerando população acima de 18 anos com a primeira dose ou dose única. Ampliação da vacinação para a faixa etária para 30 anos ou mais.
  • Setembro/2021 – PG supera 10,5 mil aplicações de vacina contra covid-19. Ampliação da vacinação para 20 anos ou mais.
  • Outubro/2021 – Início da vacinação dos adolescentes de 12 a 17 anos.
  • Novembro/2021 – Ponta Grossa chegou a 261.414 primeiras doses aplicadas em novembro de 2021.
  • Dezembro/2021 – Aplicação das doses de reforço em profissionais de saúde e população em geral e  chegada de novas doses de reforço na cidade.
  • Janeiro/2022 – Prefeitura abre pré-cadastro para vacinação de crianças de 05 a 11 anos.

LEIA MAIS: Vacinação de crianças contra covid começa na sexta (21) em PG

Ponta Grossa inicia a vacinação contra covid-19 para o público infantil, de 5 a 11 anos, nesta sexta-feira (21). Conforme determinação da Fundação Municipal de Saúde (FMS), os pais ou responsáveis de crianças nessa faixa etária devem preencher informações no cadastro e aguardar o agendamento, que será feito automaticamente pela Prefeitura com base no preenchimento dos dados. LEIA MAIS

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile