em

Vacinação em PG: cidade abriga 19 mil doses para adolescentes

Foto: José Fernando Ogura/AEN

Ponta Grossa recebeu mais 19.128 doses de vacina contra a covid-19 para aplicação em adolescentes. Os quase 20 mil imunizantes estão abrigados sob responsabilidade da 3ª Regional de Saúde e fazem parte da remessa de 343.772 vacinas que foram enviadas ao estado do Paraná na última quarta-feira (20) e vai ajudar na aceleração da vacinação em PG.

As doses da Pfizer/Biontech são do primeiro lote enviado pelo Ministério da Saúde para adolescentes de 12 a 17 anos sem comorbidades. Anteriormente, somente os grupos prioritários haviam sido contemplados.

“Insistimos para que os adolescentes também fizessem parte da vacinação contra a covid. Continuamos na expectativa de que novas doses cheguem o quanto antes ao Paraná”, disse o secretário de Saúde, Beto Preto. A estimativa do Ministério da Saúde, segundo a pauta de distribuição, é que o Paraná tenha 936.296 adolescentes.

Em Ponta Grossa, conforme dados disponibilizados pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), estima-se 31.972 jovens entre 12 e 17 anos de idade. Desses, 8.252 já receberam a primeira dose, o que significa 25,8% desta população.

Com a chegada das quase 20 mil doses na 3ª Regional, Ponta Grossa vai poder acelerar a imunização dos adolescentes com primeira dose. Contudo, o chamamento para este público ainda não ocorreu e está previsto para os próximos dias.

Segunda dose

Na mesma remessa, Ponta Grossa recebeu 5.028 imunizantes da Pfizer e 530 da Coronavac. Ambos serão destinados à aplicação de segunda dose em pessoas de 18 a 59 anos de idade.

Redução de intervalo

Em relação à segunda dose da Pfizer, Ponta Grossa confirmou a antecipação de aplicação. A redução do intervalo foi feita de forma gradativa, chegando ao novo intervalo estabelecido pelo Ministério da Saúde: 8 semanas.

Com isso, a Fundação fez um novo chamamento para vacinação com a segunda dose de Pfizer. A aplicação está programada para este sábado (23) e é destinada a todos os grupos que tomaram a primeira dose até o dia 22 de agosto.

A imunização vai ocorrer em cinco pontos: Centro de Eventos (modalidade drive thru), na Estação Arte, no Restaurante Popular, no Ginásio Oscar Pereira e no Centro de Convivência da UEPG. São 11.300 doses disponíveis entre 9h e 16h.

O agendamento pelo site da Prefeitura começou na tarde desta quinta-feira (21). Até o fechamento desta reportagem, às 19h10, ainda restavam mais de 3 mil vagas.

População recebe dose de Astrazeneca nesta sexta

A campanha de imunização contra a covid em Ponta Grossa faz nesta sexta-feira (22) etapa de aplicação de segunda dose da Astrazeneca. Ao todo, 1,3 mil doses serão aplicadas em todos os grupos que realizaram a primeira aplicação até o dia 23 de julho. Esta etapa ocorre na Estação Arte (pedestre), das 9h às 17h, com intervalo das 12h às 13h.

Mais 133 mil vacinas chegam ao Paraná

O Ministério da Saúde confirmou nesta quinta-feira (21) o envio de mais 133.100 vacinas contra a covid para o Paraná. Os imunizantes são da Astrazeneca/Fiocruz e desembarcam no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, às 19h.

Essas doses aguardam divulgação do Informe Técnico do governo federal para definição do público e descentralização para as Regionais de Saúde. Antes foram encaminhadas para o Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar), onde passam por conferência e armazenamento.

Atualmente, a vacinação contra a covid tem ao menos quatro frentes: primeira dose, segunda dose, dose de reforço e vacinação de adolescentes.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.