em

Vacina em pessoas com comorbidades avança

José Aldinan
Foto: José Aldinan

A imunização contra a covid-19 em pessoas com comorbidades entre 18 e 59 anos começou ontem e vai até amanhã. A  Fundação Municipal de Saúde (FMS) espera aplicar 9,6 mil doses nos três dias. Hoje será das 9h às 16h e amanhã das 9h às 19h. A vacinação está usando imunizantes da Astrazeneca e Pflizer e deve ser agendada no site da prefeitura. 

A enfermeira da Atenção Primária, Daniele Fabian, observa que o agendamento é imprescindível, porém não dará direito às doses, que dependem da validação das comorbidades. É importante estar com RG, CPF e carteirinha de vacinação”.

O eletricista Anderson Lopes, 45 anos, faz uso de três medicamentos para hipertensão e tomou a primeira dose da Astrazeneca ontem de manhã na Estação Arte. “É uma satisfação receber a primeira dose. Vemos que tantas estão perdendo familiares e amigos para a doença. Já perdi primos e outros parentes que eu considerava muito. Espero que toda a sociedade consiga tomar a vacina e que tudo volte ao normal o quanto antes”, disse.

Segundo a FMS, o usuário que tem diabetes deve levar uma cópia da receita dos últimos seis meses – poder ser da rede pública ou privada, desde que digitada e com carimbo do emissor. Para as demais comorbidades é necessário apresentar a declaração da Unidade Básica de Saúde (UBS) ou o atestado/declaração do médico assistente, que atenda às especificações do Ministério da Saúde. Os documentos ficarão retidos para possíveis averiguações.

A pessoa inscrita no Benefício de Prestação Continuada (BPC), dentro da faixa etária de vacinação do dia, não precisa levar nenhum comprovante, pois há uma lista fornecida pela Assistência Social.

Serviço

O agendamento deve ser feito pelo site: https://www.pontagrossa.pr.gov.br/ (QR CODE)

Ponta Grossa recebe

8.190 doses da Pfizer

Ponta Grossa recebeu ontem 8.190 doses da vacina Pfizer/Biontech, que começaram a aplicadas imediatamente. São as primeiras doses da marca a chegarem na cidade. Ao todo, o Paraná recebeu 39.780 doses na semana passada. As vacinas foram distribuídas para nove cidades de grande e médio portes: Curitiba, Ponta Grossa, Guarapuava, Foz do Iguaçu, Araucária, Campo Largo, São José dos Pinhais, Colombo e Pinhais.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, a distribuição foi definida considerando a capacidade de armazenamento, conservação e aplicação dos imunizantes, que exigem cuidados específicos. A vacina pode ficar armazenada entre 2º e 8ºC por até cinco dias, o que facilita a descentralização. EsSe intervalo possibilita que a vacina seja aplicada com eficiência. No Cemepar elas ficam em ultrafreezers de -70°C, que é a exigência de armazenamento de longo prazo.

O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, disse que a distribuição das vacinas da Pfizer será feita ”para o maior número possível de municípios, assim que tenha as condições de armazenamento e  aplicação”.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.