Menu
em

Vacinação de grupos prioritários deve terminar em maio, diz Manjabosco

Foto: José Aldinan/ Dcmais

O secretário municipal de Saúde, Dr. Rodrigo Manjabosco, falou a respeito do cronograma de vacinação para Ponta Grossa. Ele destacou que ninguém precisa, neste momento, se cadastrar ou buscar a FMS para ser vacinado. A vacinação de mais de 90 anos começa na quarta-feira (10). Manjabosco acredita que, se for mantido o ritimo de distribuição de doses, até o fim de maio todos os grupos prioritários terão sido imunizados. Confira os detalhes:

Quantas doses Ponta Grossa recebeu hoje para idosos com mais de 90 anos?

Ponta Grossa recebeu 1.410 doses para vacinação da população idosa neste primeiro momento. Vamos iniciar pelo público acima de 90 anos, vacinando alguns dos idosos acamados em casa, e depois no sistema drive thru.

Esses idosos precisam procurar a Fundação de Saúde?

Não. essa população não precisa procurar a FMS, nem fazer cadastramento. Nós usamos o cadastro da H1N1. Já fazíamos nessa população e com esse cadastro faremos a vacinação contra covid-19. Quem nunca se vacinou contra H1N1 pelo município deverá comparecer, no do drive thru, com carteira de identidade, e será vacinado.

Quando começa essa vacinação

Nós iniciaremos drive thru na quinta e na sexta-feira na feira do produtor. Na quarta-feira faremos a vacinação dos acamados nas casas dos pacientes com dificuldade de se locomover ou de sair de casa.

O município tem doses suficientes?

Garantimos o uso de todas as doses que temos no município para aplicação dessa população. Se serão suficientes, ou não, depende do quantitativo que estado enviará ao município. Alguns grupos, acredito que serão imunizados em mais de uma semana, porque as doses vêm em etapas. A etapa dos 90 anos ou mais eu, muito provavelmente, terminarei em uma semana. Mas outros grupos demoram mais porque o estado vai enviar paulatinamente as doses.

Os idosos em asilos e os médicos da linha de frente já foram imunizados?

O público de ILPIs [Instituições de Longa Permanência] e linha de frente da covid foram todos vacinados. Dia 12 começaremos a aplicação de segundas doses nesses profissionais de saúde e nas ILPIs, cujas doses são separadas do público de mais de 90 anos.

Quando começa a vacinação dos outros profissionais de saúde?

Esses começarão assim que o estado enviar novas doses para o grupo 9 do prioritário. Não iniciamos ainda porque não foram disponibilizadas.

A prefeitura que determina quando cada um será vacinado?

O cronograma é feito pelo Programa Nacional de Imunização, pelo Ministério de Saúde e Secretaria de Estado. O município só guarda e faz aplicação, seguindo cronograma que o Ministério colocou, e usamos protocolo da Sesa para aplicação.

Quando deve terminar a vacinação dos prioritários

A expectativa é que, se continuarmos recebendo nessa velocidade, até final de maio o grupo prioritário já tenha sido vacinado. Mas pra isso aguardamos doses que o ministério ainda não tem. Precisam ser adquiridas.

Essas doses recebidas são para Coronavac e Astrazeneca?

Não. Essa doses só valem para Coronavac. Quem vacinou Coronavac deve aplicar a segunda dose em 25 dias. Pela Astrazeneca, só fará segunda dose quatro meses depois.

Qual será o próximo público prioritário?

Após idosos com mais de 90 anos vêm os maiores de 80, depois maiores de 70, e então maiores de 60,. Dentro desse público estão as comorbidades de cada faixa, com suas prioridades. Posteriormente, virão grupos grandes que precisarão de quantitativo maior.

O município pode se antecipar e comprar doses por conta própria?

O Ministério da Saúde cancelou propostas de compra pelos municípios, porque o fornecedor já tem dificuldade de enviar ao Ministério, e isso seria uma competição com o próprio Ministério que que deve distribuir de forma equitativa. (Com informações da FMS)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile