em

Vacina contra febre amarela é indicada para quem for viajar

A cidade de Ponta Grossa não está em área de risco no que se refere a contágio pela febre amarela. Embora haja campanha de vacinação no Brasil, ela é restrita a determinados estados e a áreas nesses estados. O Paraná não está na lista. Por essa razão, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) orienta que o alerta principal é para pessoas que residem em áreas de matas e rios ou que fazem atividades como trilhas, pesca e acampamentos. Quem for visitar esses locais, deve procurar a unidade de saúde pelo menos 10 dias antes da viagem. Esse é o tempo necessário para garantir a devida imunização contra a doença.

Para gestantes, mulheres que amamentam, crianças até 9 meses de idade, adultos maiores de 60 anos, pessoas com alergia grave a ovo ou imunodeprimidos a recomendação é que só sejam vacinados com indicação médica.

Apesar de o Paraná oferecer pouco risco, a Secretaria de Estado da Saúde reforçou os cuidados para evitar a doença. Foram repassadas orientações referentes à prevenção, vigilância e assistência. O objetivo é organizar e articular o trabalho realizado nos 399 municípios. Em Ponta Grossa, todas as 24 Unidades Básicas de Saúde possuem a vacina, indicada para crianças a partir dos 9 meses e adultos até os 59 anos em situações como as descritas acima.

O último caso de febre amarela autóctone confirmado no Paraná foi em 2008, em Laranjal, região central do Estado. Com relação a óbitos, os últimos também ocorreram no mesmo ano nas cidades de Maringá (caso importado) e Laranjal.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, atualmente as áreas de maior risco no País são as regiões Centro-Oeste e Norte, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Maranhão, São Paulo e partes da região Sul, Bahia e Piauí. Confira aqui a lista de municípios que oferecem maior risco, segundo o Ministério da Saúde.

Vacina é indicada especialmente para quem for viajar para áreas de mata

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.