em

Vacina BCG está esgotada nas redes pública e particular

O estoque de vacina BCG, que previne contra a tuberculose e é uma das primeiras vacinas aplicadas em bebês, está completamente zerado em Ponta Grossa. A situação se estende aos demais 11 municípios atendidos pela 3ª Regional de Saúde, conforme atestou a administração do Órgão. Mas o problema tem início na esfera federal. A ausência da vacina é verificada em diversos estados e municípios.

O Ministério da Saúde confirmou que existe o problema, mas ainda não informou de forma detalhada os motivos e a previsão para solução. Uma nota deve ser divulgada nas próximas horas, esclarecendo a população.

A vacina BCG é indicada para bebês recém-nascidos, e o ideal é aplicar em crianças com mais de dois quilos, ou no período máximo de um mês de idade. Com a falta nas Unidades Básicas de Saúde, muitos pais estão procurando realizar a vacinação em clínicas particulares. No entanto, a rede privada também está com falta do material, desde o final do ano passado. Não há informação sobre o motivo da falta de distribuição do produto, que é importado. Em algumas clínicas a previsão é que chegue um novo estoque em março, mas a aplicação deve ser feita a partir de agendamento.

A demanda é crescente. Somente no Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais são realizados cerca de 250 partos por mês.

Vacina é indicada para aplicação em recém-nascidos (Divulgação)

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.