Menu
em

UTI neonatal do Hospital Universitário salva a vida de mais de 400 bebês

Credenciada recentemente pelo Ministério da Saúde, a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal do Hospital Universitário dos Campos Gerais, vinculado à Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), tornou-se referência em todo o Paraná no atendimento a bebês nascidos prematuros. Desde que foi inaugurada, em novembro de 2013, a unidade já salvou a vida de 400 crianças.

Na UTI neonatal estão internados recém-nascidos prematuros, que apresentaram má formação ou algum tipo de problema de saúde grave. Alguns bebês chegam a pesar cerca de 600 gramas. Até 2013, apenas o hospital Santa Casa de Misericórdia disponibilizava leitos para bebês recém-nascidos.

Em cinco anos de atividades, a direção do hospital comemora as melhorias nos atendimentos da unidade desde a sua inauguração. Para o vice-reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e diretor do hospital, Everson Krum, os cinco anos de UTI neonatal representam a celebração da vida e a vitória.

"Acompanhei desde os trâmites para implantar a UTI no hospital, a sua inauguração e os atendimentos prestados. E, na minha visão, nós conseguimos promover a melhoria e recuperação da saúde destas crianças. É um mundo minúsculo à parte destinado aos pequeninos", comemora.

A implantação da UTI neonatal, segundo Krum, também contribuiu para a abertura da residência voltada para Neonatologia. "Temos mais um curso reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) que é a residência em Neonatologia e hoje contamos com residentes de diversas áreas", ressalta.

Alguns bebês da UTI neonatal chegam a pesar cerca de 600 gramas. (Foto: José Aldinan)

Neonatal

Hoje a UTI neonatal está estruturada com equipes multiprofissionais, que vão de médicos especialistas em UTI neonatal, equipe de cirurgia pediátrica, equipes de apoio em neurocirurgia, neurologia, radiologia e otorrrinolaringologia. Além de contar com equipes de enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia e psicologia. A UTI dispõe ainda de materiais médico hospitalares especializados em crianças pequenas, sondas, cateteres e válvulas.

“A infraestrutura possui também lactário, farmácia especializada, laboratório de análises clínicas e equipamentos de ultrassom para exames cardíacos em recém-nascidos”, detalha Everson Krum. “Por isso, o credenciamento do Ministério da Saúde é muito especial, pois conquistamos o reconhecimento de todo trabalho e empenho das equipes”, finalizou o diretor.

 

 

 

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile