Menu
em

UTFPR Ponta Grossa amplia ações contra o novo coronavírus

Além da formação profissional, a universidade pública tem como missão também o repasse de conhecimentos úteis para a solução de problemas reais da sociedade. Com o atual contexto de pandemia, declarado pela Organização Mundial da Saúde – OMS, a UTFPR Ponta Grossa tem realizado ações para combate, prevenção e auxílio em situações que envolvem o novo coronavírus.

Com os cursos relacionados à área de química, a instituição disponibilizou profissionais, equipamentos e laboratórios para a produção de mais de mil litros de álcool em gel. Alguns dos principais insumos para a produção deste tipo específico de álcool foram fornecidos pela Prefeitura Municipal de Ponta Grossa e com eles os docentes estão nos laboratórios para entregar a maior quantidade possível desse material, essencial para os profissionais da saúde. Os servidores envolvidos na produção direta são Matheus Postigo, Luciano Tozetto, Thiago Prado, Ciro Zimmermann e Eriel Sabino.

Matheus Postigo reforça a grande generosidade e disponibilidade de colegas, colaborando com o conhecimento técnico e doação de material, bem como outros mais de 20 servidores e estudantes que se prontificaram a auxiliar, mas por questões de espaço e atual necessidade de distanciamento social não puderam ficar auxiliando no projeto. Até o momento já foram produzidos 250 litros e estão previstos mais 300 para os próximos dias.

A universidade disponibilizou de seu estoque, na última terça-feira (24), cerca de 150 litros de álcool em gel para o Corpo de Bombeiros, entregues ao Sargento Emerson e ao Cabo Élio Marcos. Esse material será utilizado pelas forças de segurança municipais, que permanecem em atividade para manter a segurança da população neste momento de isolamento.

A partir da próxima sexta-feira, 27, e até o dia 02 de abril, o câmpus Ponta Grossa também fornecerá aos seus servidores quantidades limitadas de álcool em gel, distribuídos com horários marcados, a fim de evitar aglomerações no câmpus.

Outra ação realizada, ainda no dia 24 de março, foi a doação de mais de 200 quilos de alimentos que seriam utilizados no Restaurante Universitário. A empresa terceirizada que administra o RU direcionou esta doação para o Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais. De acordo com a colaboradora Isadora, entre os itens doados estavam: ovos, repolho, cebola, cenoura, batata doce, maçã e mais de 120 quilos de carne de frango.

Neste momento a intensificação de ações tem se voltado para a produção de máscaras, que utilizam filamentos poliméricos e lâminas de acetato, e são fabricadas em uma impressora 3D. Este trabalho vem sendo realizado pelo professor Marcelo Vasconcelos, entre outros colaboradores, sendo que as máscaras serão doadas aos órgãos de saúde regionais, que utilizam o item como equipamento de proteção individual. Com apenas um dia de trabalho mais de 50 máscaras estão prontas para doação e outras 20 já foram entregues ao Hospital Bom Jesus.

Novas ações têm surgido à medida que os dias de isolamento social tem passado, movimentando segmentos e unindo forças ao combate e prevenção do vírus. A criatividade e solidariedade provindas do momento tem mostrado a força que ações conjuntas podem ter para tais causas humanitárias.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile