em

Usuários do Caps realizam exposição de fotos

A equipe de profissionais do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Droga (Caps- AD) realizou, juntamente com os seus usuários, uma exposição de fotos. O trabalho foi feito para retratar algumas cenas das propostas realizadas durante este ano com as pessoas atendidas pelo centro. O grupo terapêutico que fomentou essas práticas chama-se Socialização e Exploração de Território.

Cerca de 300 pessoas, por mês, passam pelo atendimento desta estrutura, todas são recebidas por encaminhamentos das Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou por demanda espontânea, onde o próprio usuário procura o serviço. Elas participam de projetos e um deles foi a exposição de fotos realizada na tarde de segunda-feira (17).

“Este grupo iniciou em 2018 e fazem reuniões no Caps e fora dele para se integrarem por meio de dinâmicas e também para programarem as atividades externas. Quinzenalmente colocavam em prática ações como passeios, esporte e lazer, tudo acompanhando pelos profissionais”, comenta a coordenadora do Caps-AD, Fernanda Berard.

Para a coordenadora do Caps, as ações desenvolvidas em conjunto com outras atividades contribuem para o amadurecimento do paciente. “As experiências geradas pelo grupo contribuíram para o amadurecimento do protagonismo dos pacientes e com o processo de Reabilitação Psicossocial. O atendimento prestado é gratuito e visa tratamento relacionado ao uso abusivo e prejudicial de álcool e outras drogas”.

Ela ainda fala que os atendimentos, geralmente, são em grupo, visando a Reabilitação Psicossocial. Possuem objetivos que amparam o projeto terapêutico personalizado de cada paciente e que devem integrar as diversas esferas da vida da pessoa: biológica, social, psicológica. O Caps AD atende de segunda a sexta-feira e fica localizado na rua Rio Grande do Sul – 400, Órfãs.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.