Menu
em

Uso de máscara não é consenso no transporte coletivo de Ponta Grossa

O prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel, decretou uso obrigatório de máscara para quem é beneficiário do transporte público em Ponta Grossa desde a última quinta-feira (16), e deixou a recomendação de uso para os demais usuários. Mas a reportagem do Diário dos Campos foi até o Terminal Central de Ponta Grossa e verificou que a população segue dividida sobre o uso do equipamento, indicando para prevenção contra o contágio pela covid-19.

A equipe do DC ficou no terminal das 11h30 às 13 horas de sexta-feira (17), e entre 16 e 17 horas dessa segunda-feira (20), e constatou que, em média, de cada dez passageiros, menos da metade estava usando a máscara. Em um dos ônibus da linha Terminal Central – Nova Rússia. Desceram 10 pessoas, três com máscara.

Um dos motoristas de ônibus, Cristiano dos Santos, que faz a linha Marina 1, disse que antes da pandemia, normalmente o movimento de passageiros era em torno de trinta pessoas por viagem, e que agora diminuiu para menos de dez nesse horário. “Destes, poucos estão usando a máscara, mesmo entre os beneficiários da passagem”, disse.

A passageira Ana Bsenewestefal, de 73 anos, usa regulamente a linha Vila Estrela. Ela está entre os beneficiados do transporte público e entende que o uso da máscara é necessário. “Desde que começou essa pandemia, eu saia quase todos os dias. Agora, só saio de casa porque tem que sair para pagar as contas de água e luz e não abro mão da máscara”, explicou. Já o usuário Fabiano de Almeida, que não está entre os beneficiados, estava sem máscara. “A máscara está no bolso, só coloco quando chego no trabalho”, resumiu.

 

Idosos

A trocadora Jaqueline Correia Machado, da linha Rio Verde, também disse que as pessoas ainda não estão usando as máscaras como deviam. “Por incrível que pareça, são os mais idosos que não usam. Mas isso vai de cada um e temos que respeitar”, revelou.

De acordo com o decreto, a utilização de máscaras de proteção está direcionada a usuários da categoria isento, beneficiários de gratuidades – portadores de necessidades especiais, entre outros – e da Meia Passagem do transporte coletivo. A medida, de acordo com a prefeitura, tem como objetivo ampliar as ações voltadas ao combate do coronavírus em Ponta Grossa e busca fortalecer a proteção dos usuários do sistema de transporte.

 

Decreto

Embora o decreto busque exigir o uso das máscaras, não estabelece punições nem forma de fiscalização. Durante o período em que a equipe esteve no terminal, também não foi vista nenhuma tentativa presencial de educar os usuários sobre o decreto.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile