Menu
em

Usina Termelétrica de Ponta Grossa finalista em prêmio nacional

Foto: Divulgação PMPG

A Prefeitura de Ponta Grossa está entre as finalistas da primeira edição da premiação os “Melhores do Biogás”, que visa reconhecer profissionais, organizações e plantas de biogás que foram destaque no setor em 2021 no Brasil. Ponta Grossa participa com a Usina Termelétrica a Biogás de Ponta Grossa e concorre na categoria Unidades Geradoras de Biogás (subcategoria Saneamento).

A iniciativa integra a programação do 4º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano, realizado pelo Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás), Embrapa Suínos e Aves e Universidade de Caxias do Sul, organizado pela Sociedade Brasileira dos Especialistas em Resíduos das Produções Agropecuária e Agroindustrial. A cerimônia de premiação será realizada durante o 4º Fórum, entre os dias 12 e 14 de abril de 2022, na Universidade de Caxias do Sul, em Caxias do Sul. A votação é aberta ao público pelo endereço eletrônico http://biogasebiometano.com.br/premio-melhores-do-biogas/.

Para a prefeita Elizabeth Schmidt, a indicação é muito importante para a gestão municipal. “É uma premiação realizada no âmbito de um grande evento do setor do biogás, realizado no Sul do Brasil, trazendo visibilidade para a planta de biogás e para o Município de Ponta Grossa. Essa indicação mostra para o setor que o município trabalha para que projetos como esse tenham notoriedade e que está aberto para investimentos no setor de produção de energias renováveis”, enfatiza.

Já o secretário de Meio Ambiente, André Pitela, destaca que o próximo passo para incrementar a produção de biogás e energia elétrica é o aumento de processamento de resíduos orgânicos. “Para isso, precisamos do engajamento da população e das indústrias de Ponta Grossa para que os volumes de resíduos coletados sejam cada dia maiores e que novas unidades possam ser beneficiadas com a energia elétrica produzida”, finaliza.

Números

Desde sua inauguração, a usina termelétrica a biogás já processou 1.800 toneladas de resíduos orgânicos coletados no município de Ponta Grossa e distribuiu para as unidades cadastradas da prefeitura um total de 200 MWh – desde agosto de 2021. As unidades beneficiadas com essa energia foram as Unidades de Pronto Atendimento, UPA Santana, o Pronto Socorro Municipal, o Edifício Guaíra e a Sede da PMPG. O Hospital Infantil também foi beneficiado com a energia produzida por um breve período.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile