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UPA Santa Paula orienta quando usuário deve procurar a unidade

Serviço de urgência e emergência funciona 24 horas por dia, nos sete dias da semana

Foto: Divulgação

Depois de uma semana com febre alta, Maria Aparecida decidiu consultar um médico. Porém, ela teve dúvida sobre onde deveria buscar atendimento. Seria no posto de saúde, na UPA Santa Paula ou no hospital?

O personagem da história é fictício, mas a dúvida é real para muitos usuários do SUS – Sistema Único de Saúde. 

A desinformação sobre os serviços de saúde pode causar problemas, como o atraso do início do tratamento adequado e a sobrecarga na rede de referência e contrarreferência. 

Por outro lado, quando o usuário recebe atendimento no local adequado, o acompanhamento é feito de forma mais efetiva e há a otimização dos serviços de urgência e emergência.

Na Unidade de Pronto Atendimento/UPA Santa Paula, em Ponta Grossa, o assunto é sempre tema de conversa com quem chega à unidade. Lá, todos os dias, enquanto os usuários aguardam a chamada para a consulta médica ou exame, o Serviço Social aproveita para orientar sobre como funcionam a UPA e os demais serviços de saúde.

Segundo Kelly Maria da Silveira, diretora técnica da unidade, a educação em saúde é fundamental para fortalecer o SUS e garantir uma assistência de excelência à população.

“A educação continuada da população é o melhor caminho para que os pacientes busquem os serviços de forma adequada, considerando as queixas clínicas e o grau de complexidade de cada caso, o que exige esforço e persistência de todos nós”, comenta a médica.

Como funcionam as UPAs?

As UPAs são unidades de urgência e emergência que atendem casos de média complexidade. Por terem mais recursos tecnológicos que os postos de saúde, elas funcionam como um meio-termo entre as UBS – Unidades Básicas de Saúde e os hospitais.
O atendimento é disponibilizado 24 horas por dia, inclusive nos fins de semana, a usuários que procuram espontaneamente a unidade ou são encaminhados por outros serviços da rede, como o SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.
O atendimento depende do nível de complexidade. As UPAs fazem o primeiro atendimento, estabilizam o quadro clínico do paciente e, se for preciso internação ou procedimento cirúrgico, encaminham o usuário para uma unidade de saúde de alta complexidade.
Na UPA Santa Paula são ofertados atendimentos nas especialidades de Clínica Geral e Pediatria. A unidade pertence à Fundação Municipal de Saúde de Ponta Grossa e é gerenciada pelo ISAC – Instituto Saúde e Cidadania.

Qual a diferença entre posto de saúde, UPA e hospitais?

As Unidades Básicas de Saúde realizam atendimento de rotina, como consulta e acompanhamento médico, vacinação, pré-natal, curativo, retirada de pontos, troca de sonda e testes rápidos.
As UPAs atendem casos de urgência e emergência de média complexidade. Elas funcionam 24 horas por dia, nos sete dias da semana, e contam com leito de observação e emergência.
Quando os pacientes precisam de internação ou atendimento médico especializado, de média e alta complexidades, inclusive de urgência, são atendidos pela rede hospitalar. 

Quando buscar atendimento na UPA Santa Paula?

O usuário deve ir à Unidade de Pronto Atendimento em situações como:
– Parada cardiorrespiratória;
– AVC – Acidente Vascular Cerebral ou derrame;
– Infarto (dor no peito);
– Febre acima de 39 graus;
– Falta de ar intensa;
– Picada ou mordida de animais venenosos;
– Intoxicações;
– Acidente de carro ou moto;
– Ferimento por arma branca;
– Queimaduras;
– Tentativa de suicídio;
– Politrauma (fraturas).

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