Na última segunda-feira (29), a Unimed Ponta Grossa, a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e o SEBRAE assinaram protocolo de intenções de parceria para ações de promoção da inovação científica e tecnológica na área da saúde.
O momento ocorreu na reitoria da universidade e contou com a presença da diretoria e colaboradores da cooperativa médica, do reitor e professores da agência de inovação da UEPG e da consultora do Sebrae.
Durante o encontro, Eduardo Bacila de Sousa, diretor-presidente da Unimed Ponta Grossa, enfatizou um dos princípios do cooperativismo que é o interesse pela comunidade e a importância da união de forças nesse sentido.
“Estamos em um momento em que nenhuma empresa é sustentável sem boas parcerias. E boas parcerias tornam instituições melhores e sociedades melhores. Esse é o legado que queremos deixar para a sociedade ponta-grossense”.
Miguel Sanches Neto, reitor da UEPG, destacou que os legados se iniciam a partir da institucionalização dessas colaborações, a fim de que tenham continuidade independentemente das gestões. “A universidade precisa se abrir cada vez mais a todos os setores da comunidade para que, quem está fora desse ambiente, também possa resguardar a universidade pública. Essa parceria é importante porque estamos com três entidades extremamente reconhecidas unidas em prol da sociedade”.
A movimentação para estabelecer a cooperação surgiu a partir da necessidade de movimentar a Agipi, a agência de inovação da UEPG. Colaborações pontuais realizadas entre as instituições em momentos anteriores estimularam os professores responsáveis pela agência a procurar a cooperativa médica e também o Sebrae, que já é parceiro de ambas.
Dentro das ações de promoção à inovação contemplados na parceria, estão a realização de eventos e também atividades científicas abertas à participação tanto de acadêmicos quanto colaboradores da cooperativa médica. O intuito é que, dessas ações, surjam discussões, inspirações, produtos, soluções e outras iniciativas que favoreçam a área da saúde.
O suporte técnico destas movimentações será respaldado pela expertise do SEBRAE. De acordo com Thaise Amaral, Gestora de startups da regional centro, “todas as sementes de inovação que o Sebrae começou a plantar em 2013 começam a se concretizar agora. E mobilizar isso sozinho é difícil e pouco eficiente, por isso parcerias assim são importantes. A intenção é que possamos contribuir para a criação de novos negócios, geração de renda, movimentação da economia no nosso município”, afirma.
A primeira ação da parceria está agendada para o dia 20 de setembro, em um evento aberto a alunos e colaboradores. Intitulado de Inova Plus, o encontro contará com a palestra “Do TCC ao milhão”, que será ministrada por Alex Meincheim, CEO da startup UpFlux, que atua na automatização de mapeamento de processos.