em

Unidade de saúde vai centralizar tratamento da tuberculose

A Secretaria Municipal de Saúde lançou recentemente o projeto ‘Respira Princesa dos Campos’, que tem o objetivo de centralizar o tratamento da tuberculose nas unidades de saúde. Atualmente, os atendimentos são realizados no Serviço de Assistência Especializada (SAE), localizado na Rua Joaquim Nabuco, em Ponta Grossa.

De acordo com o coordenador do SAE, Jean Fernando Zuber, por determinação do Ministério da Saúde, todos os atendimentos deverão ser trazidos para próximo das residências dos pacientes.

 

Daniel Calvo
Profissionais do posto de Uvaranas foram orientados sobre a tuberculose

 

“Hoje os pacientes são diagnosticados e depois encaminhados ao SAE para fazer o tratamento, que dura em torno de seis meses. Agora o objetivo é levar os atendimentos para mais perto das pessoas”, explica Jean. O projeto iniciou com a unidade de saúde Madre Josefa, no bairro de Uvaranas, e poderá se estender para os demais postos nos próximos meses.

Na sexta (27), os profissionais da ‘Madre Josefa’ passaram por uma intensa capacitação sobre a tuberculose e os seus principais sintomas. “Como vamos começar com esta unidade é fundamental que os médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, entre outros, estejam em alerta para ajudar no diagnóstico e tratamento desta doença milenar”, aponta Jean.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.