em

UEPG vai distribuir 10 mil mudas de árvores nesta sexta-feira

Foto: Divulgação/UEPG

O Viveiro Florestal da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) promove nessa sexta-feira (22) a sexta edição do Arboriza Ponta Grossa. O evento acontece das 10h às 16h, no pátio do Colégio Agrícola Augusto Ribas, localizado no Campus Uvaranas, e prevê a distribuição de mais de 10 mil mudas de espécies arbóreas –  ipê branco, ipê amarelo, grumixama, pitanga, araçá-vermelho, cerejeira do rio grande, carandaí, goiaba serrana e araucária – e desenvolvimento de atividades multidisciplinares.

Leia mais: Temporal causa estragos em Ponta Grossa

A entrega das mudas acontece mediante doação de alimentos não perecíveis que serão encaminhados para a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis (Acamaro). Cada participante pode receber até três mudas de espécies arbóreas diferentes. 

Carlos André Stuepp, coordenador do evento, ressalta a importância da doação de mudas para restauração ecológica. ​”São números bastante significativos com mais de 10 mil mudas, talvez este seja o maior evento deste tipo no estado do Paraná”, afirma. Carlos ainda ressalta que nas outras atividades serão disponibilizadas até 4 mil unidades de espécies nativas. “A equipe responsável irá apresentar os melhores métodos silviculturais aplicados a restauração ecológica, incluindo a distribuição das espécies até que elas possam tomar seu próprio rumo na natureza”, afirma. 

Venda de espécies

​Dentre as atividades do evento acontecem também apresentações das pesquisas desenvolvidas pelo Viveiro Florestal juntamente a outros parceiros, como por exemplo o Laboratório de Biodiversidade da UEPG; a venda de espécies de interesse comercial, como plantas frutíferas ou ornamentais – mirtilo, oliveira, podocarpos, amendoim forrageiro, primavera, hortênsia, manacá-da-serra- e também a explicação sobre o cultivo e manutenção destas. “Gostamos de enfatizar o poder de mudança que colocamos em cada muda, produzida ao longo de doze meses, não para ser mais uma árvore, mas sim um instrumento de mudança socioambiental”, afirma o professor Carlos. 

​Os participantes também poderão levar pra casa espécies aromáticas – lavanda, estévia, menta, melissa, entre outras –  que somam 4 mil unidades a serem entregues. A ação será coordenada pelo Arthur Calheiros Amador, do Departamento de Artes (Deartes), disponibilizando até 5 mudas diferentes por pessoa. “Vamos oferecer todo o suporte sobre cultivo e aplicações destas aromáticas no dia a dia das pessoas, envolvendo Agronomia, Biologia e Artes, em uma transferência de conhecimento multidisciplinar”, afirma o professor. Outra atividade prevista na parceria é disponibilização de cartões postais confeccionados com as ilustrações botânicas das espécies doadas no evento. “Além disso, teremos uma oficina de gravura em camisetas, que cada participante deverá levar, e ecobags que serão vendidas a preço de custo”, afirma Arthur. Ainda acontece uma apresentação musical do Curso de Licenciatura em Música.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.