Menu
em

UEPG tem primeiro aluno indígena a defender dissertação de Mestrado

Foto: Divulgação/UEPG.

O primeiro. Alexandre Kuaray de Quadros sabe bem o que significa essa palavra. Primeiro a se licenciar em Geografia, ele agora também abre caminhos como o primeiro aluno indígena a defender sua dissertação de Mestrado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Leia também: Mulher tem casa metralhada em Ponta Grossa

A defesa e a aprovação aconteceram no início de dezembro, com transmissão ao vivo pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL).

Sob o título ‘Racismo: Luta Diária e Desafio do Estudante Indígena na Universidade’, Alexandre abordou os pontos principais sobre o racismo sofrido por estudantes indígenas na instituição. “Escolhi cinco estudantes indígenas de cada curso, que relataram o que vivenciaram na academia, isso ajudou muito para o desenvolvimento da dissertação”. O trabalho teve como referência o livro ‘Racismo Estrutural’, de Silvio Almeida, mas as vivências pessoais também estiveram presentes. “Quem gosta de falar sobre uma situação ruim que passou, né? Mas a gente tem que estar preparado. Quando a gente pisa em lugar desconhecido, temos que nos preparar pro que der e vier”, disse, ao início da apresentação.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile