Menu
em

UEPG se pronuncia sobre boatos de pesquisas usando cães Beagle

Cão da raça Beagle. Foto: Pixabay.

A Universidade Estadual de Ponta Grossa divulgou uma nota de esclarecimento sobre supostos boatos de que pesquisas com cães da raça Beagle estariam sendo realizadas na instituição. A universidade se pronunciou na manhã da quinta-feira (20). Veja a íntegra do esclarecimento:

Leia também: Rapaz joga celular roubado no quintal ao ver PM e acaba preso

“A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), devido a boatos de que realiza pesquisa com cães da raça Beagle, esclarece que a informação é falsa. A instituição foi, sim, procurada para a locação de um de seus laboratórios. A Reitoria, tão logo tomou ciência das intenções do estudo, cancelou imediatamente todas as tratativas. 

A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação informa que o projeto em questão não é desenvolvido na UEPG, apesar de ter sido iniciado na instituição em 2016, por um pesquisador que já não integra os quadros da Universidade. Nenhuma das etapas previstas com cães foi realizada na instituição, que não utiliza estes animais em experimentos.

A UEPG, por dever de responsabilidade com a exatidão da informação, esclarece que não incentiva a pesquisa com cães; não está construindo um centro com esta finalidade; assumiu, publicamente, compromisso de redução de pesquisas com animais e investe em tecnologias alternativas, como o estômago artificial, em processo de registro por nossos pesquisadores. 

Há mais de 50 anos, a UEPG é referência em pesquisa, dentro e fora do Brasil. Por isso, considera inaceitável o processo de desinformação forjado sobre o fato e reitera o compromisso com a ética e as boas práticas na pesquisa científica”.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile