A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) vai retomar a construção do Laboratório de Integração Tecnológica em Ciências Humanas e Sociais (Litec). O edital de licitação, no valor de pouco mais de R$ 1 milhão, está aberto para contratação de empresa que dará continuidade às obras. Após concluído, o local irá abrigar os programas de pós-graduação voltados para pesquisas de Ciências Humanas e Sociais.
"Hoje o setor de Ciências Humanas e Sociais está localizado no campus central e com muita limitação de espaço. Os professores não têm gabinetes e os alunos bolsistas de mestrado e doutorado também não contam com espaços adequados. Então o laboratório vem com o objetivo de abrigar os grupos de pesquisa e manter alunos e professores no mesmo espaço, dialogando e trabalhando juntos com mais interação", explica a professora Andrea Tedesco, pró-reitora de Planejamento da UEPG.
O prédio, que está com cerca de 30% das obras concluídas, teve sua construção iniciada no final de 2017. No entanto, a empresa ganhadora da licitação solicitou aditivo de prazo na época alegando atrasos na obra em decorrência da greve dos caminhoneiros, ocorrida entre os meses de maio e junho de 2018.
"A Prefeitura do campus solicitou então a rescisão do contrato. Por isso, vamos retomar a obra neste ano com a contratação de uma nova empreiteira", alegou a pró-reitora.
Cetep
Neste ano, a UEPG inaugurou o Centro Tecnológico de Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais (Cetep), localizado ao lado de onde será o Laboratório de Ciências Humanas e Sociais, integrante do mesmo projeto.
O espaço contempla uma demanda dos cursos de pós-graduação, graduação e grupos de pesquisa dos setores de Ciências Humanas, Letras e Artes e de Ciências Sociais Aplicadas, com uma abordagem multiusuária, de compartilhamento de espaços e equipamentos.
Os recursos foram destinados pela Superintendência de Ciência,Tecnologia e Ensino Superior (Seti) em 2017, a partir de valores recebidos pela instituição via FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos).
Na ocasião, o prefeito do campus, Eduardo Pereira, disse que o compromisso da atual gestão da universidade é finalizar as obras que estavam em andamento ou paralisadas nos campi e órgãos da UEPG. "Até julho do próximo ano, nossa intenção é finalizar todas as obras, para iniciar novos projetos, que já estão em desenvolvimento", garantiu.