Menu
em

UEPG lamenta morte de ex-alunos na queda do voo 2283

Foto: Aline Jasper / Arquivo DC

A Universidade Estadual de Ponta Grossa publicou nota informando e lamentando o falecimento dos seus egressos Adriano Daluca Bueno e Simone Mirian Rizental. Ambos estavam a bordo do avião 2283, que caiu em Vinhedo, São Paulo, na tarde desta sexta-feira (09).

Perdas no voo 2283

Adriano era formado em Engenharia de Materiais pela UEPG e também era engenheiro de segurança no trabalho e de produção, professor e empresário. Formado em 2005, segundo a UEPG ele nunca esqueceu da ligação que tinha com a instituição. “Pelas redes sociais, Adriano sempre demonstrou carinho, com postagens que diziam ‘Orgulho da minha Universidade!’, sempre que se referia à UEPG”, informa a universidade.

O time de futebol da cidade, Operário Ferroviário, também lamentou a morte das vítimas do voo 2283, especialmente por Adriano fiel torcedor do Fantasma. “Adriano residiu em Ponta Grossa durante a graduação, quando conheceu o Operário e, mesmo após mudar de cidade, viajava com frequência para acompanhar os jogos no Germano Krüger. O Operário Ferroviário deseja forças aos familiares, amigos e colegas de Adriano neste momento difícil”, declarou.

Simone Rizental passou por dois momentos pela UEPG – a primeira, quando se formou em Pedagogia, em 1985. Em 2002, ela retornou para concluir uma Especialização em Educação Especial. Antes de se aposentar em 2020, a egressa atuava em uma escola de Cascavel.

“Um dia de muita tristeza para os paranaenses e para todo o Brasil, perdemos 61 pessoas na queda do vôo em Vinhedo/SP, dentre elas, vários professores e professoras, colegas das universidades do Paraná, e uma colega egressa do Curso de Pedagogia da UEPG, professora Simone Mirian Rizental”, lamenta a chefe do Secihla, Silvana Oliveira.

Segundo Jefferson Mainardes, professor do Departamento de Educação da UEPG, Simone Rizental também foi orientadora educacional e contribuiu muito em um projeto de leitura, escrita e teatro de fantoches na Escola Estadual Professor Eugênio Malanski, de 1998 a 2001.

O reitor, professor Miguel Sanches Neto, prestou condolências pelo falecimento dos egressos. “Ao sofrimento de tantas outras famílias que perderam entes nesta tragédia aérea do dia de hoje, soma-se a dor da família UEPG, que perdeu seus egressos Simone e Adriano. A UEPG, de luto, expressa os sentimentos por estas perdas”, disse na sexta-feira.

O vice-reitor da UEPG, Ivo Mottin Demiate, diz que a comunidade universitária lamenta profundamente o falecimento dos egressos. “Essa semana, lançamos o nosso programa que valoriza nossos egressos e, coincidentemente, tivemos essa perda. Uma tristeza bastante profunda”. Ele ressalta que a Universidade lamenta e transfere aos familiares, amigos e toda comunidade que conviveu com Adriano e Simone, os profundos sentimentos. Demiate também estende a solidariedade institucional às demais vítimas, familiares da tripulação e dos passageiros que tragicamente faleceram no dia de hoje.

Outras perdas*

A instituição também lamenta outras perdas na queda do voo 2283, como a docente da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Raquel Ribeiro Moreira, que estava no avião e era esposa de Adriano. A solidariedade também se estende aos demais professores, egressos e profissionais da Unioeste, vítimas da tragédia: Deonir Secco; Edilson Hobold; José Roberto Leonel Ferreira; Mariana Comiran Belim; Sarah Sella Langer; Ana Caroline Redivo; e Hadassa Maria de Sila.

*CORREÇÃO: A UEPG anteriormente havia informado que também estava entre as vítimas Alípio Santos Leal Neto, que foi secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) entre 2011 e 2013 e reitor da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) e do Instituto Federal do Paraná (IFPR). Porém, conforme verificado posteriormente pela Instituição, a vítima é um homônimo, a respeito de quem a instituição igualmente lamenta a morte, mas que não tem relação com a SETI.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile