em

UEPG integra Programa Nacional contra Fake News

Foto: Carlos Moura

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, lançou nesta quarta-feira (18) uma cooperação com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em ações que integram o Programa de Combate à Desinformação da Corte durante o ano eleitoral. A iniciativa envolve diversas instituições, e inclui a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) no combate às fake news.


O presidente e o vice do TSE, ministros Edson Fachin e Alexandre de Moraes, também participaram do anúncio. Nos termos do acordo, os tribunais trabalharão juntos na “construção de um ambiente informacional saudável e transparente, mediante o desestímulo à criação e à disseminação de afirmações falsas e discursos de ódio”.

Fake News


O programa é tocado pelas equipes de comunicação e tecnologia do Supremo, com foco na contestação de notícias falsas sobre ministros, decisões e a própria Corte, e também na disseminação de informações corretas sobre as Eleições 2022 e o funcionamento do Poder Judiciário.


UEPG


O projeto será lançado, em Ponta Grossa, em evento nesta quarta e quinta-feira (18 e 19). A UEPG está representada por professores do curso de Jornalismo.
O professor do Departamento de Jornalismo, Sergio Gadini, fará uma apresentação nesta quarta-feira (19), em cerimônia remota, sobre a contribuição da UEPG. “Algumas atividades extensionistas realizadas em Jornalismo UEPG estão em sintonia com o programa lançado pelo STF no combate à desinformação”, explica.


Segundo Gadini, um grupo de estudantes e professores vai ampliar ações, integrando ao projeto nacional, que visam esclarecer a importância de checar informações compartilhadas em redes sociais. O objetivo é “alertar ao risco de veicular mentiras e dados com procedência suspeita que podem colocar em risco a imagem de pessoas e instituições, com ameaça à democracia e aos Direitos Humanos”, ressalta o professor.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.