Menu
em

UBS’s fazem mais de 250 testes por dia em suspeitos de covid

Unidade ao lado do Terminal da Nova Rússia é uma das que recebe exclusivamente pacientes com sintomas respiratórios. Foto: Fábio Matavelli

* Por Felipe Liedmann

As três Unidades Básicas de Saúde (UBS) destinadas a pacientes com sintomas respiratórios em Ponta Grossa foram responsáveis por mais de dois mil exames em dez dias de trabalho. Os postos ao lado dos Terminais Nova Rússia, Oficinas e Uvaranas cuidam exclusivamente de casos suspeitos de covid-19 desde o dia 4 de janeiro e contabilizam juntos 4.501 atendimentos.

Destes, 1.961 foram destinados a consultas médicas de pessoas com sintomas. Já as coletas para testagem representam 2.540 pacientes. Assim, a média diária de exames para detecção do novo coronavírus nas três unidades chega a 254.

A maior parte das coletas é para o teste RT-PCR, considerado o exame que identifica o vírus no organismo e atesta a covid-19. Conhecido popularmente pelo ‘cotonete’ que é colocado no nariz, ele representa 53% dos testes aplicados nas Unidades Básicas do Município, o que significa 1.345 em dez dias. Já a coleta sorológica, responsável pela identificação da produção de anticorpos, totaliza 1.195 no mesmo período (47%).

Questionada sobre a proporção de pessoas que testaram positivo nos exames colhidos nos três locais, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) informou à reportagem que não realiza esta separação de dados.

Como funciona?

Ao chegar em uma das três Unidades Básicas de Saúde, a pessoa com sintomas respiratórios passa por uma consulta. O médico é responsável pela avaliação inicial. Se no momento do atendimento o paciente estiver no prazo adequado para coleta, ele já será direcionado para a testagem da covid-19. Caso contrário, o exame será agendado pela Unidade.

De acordo com o protocolo, a sorologia precisa ser feita dez dias após o início dos sintomas. Já o RT-PCR é realizado de três a sete dias após o surgimento de indícios da doença.

Ou seja, se alguém se desloca até a UBS no primeiro dia de algum sintoma respiratório, o exame será agendado para que esteja dentro do prazo protocolar de realização.

Mesmo assim, as autoridades reforçam para que as pessoas com indicativos gripais se dirijam para atendimento médico a fim de evitar piora do quadro de saúde.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile