em

Trincheira do Los Angeles será liberada hoje

O fluxo de veículos sobre a trincheira do Jardim Los Angeles (PR-151), em Ponta Grossa, será liberado no final da tarde desta segunda-feira (24) para os motoristas. De acordo com informações do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), no sentido Castro – Ponta Grossa, o trânsito ficará em uma faixa até sábado (29), quando deverá ser realizada a liberação total, incluindo a passagem inferior.

A previsão do secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, é de que até o dia 30 a trincheira esteja totalmente pronta, com túnel, retorno e alças de acesso. "Tenho dito aos moradores que fizemos em três meses aquilo que não foi feito em três anos”, disse o secretário na semana passada.

A última previsão de entrega era novembro de 2018 mas, de acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), órgão responsável por fiscalizar as obras, alguns fatores afetaram o ritmo dos serviços e alteraram o cronograma.

Um dos fatores, segundo o órgão, é de que a trincheira foi licitada com base na quantidade de veículos que trafegava pelo trecho na ocasião. "Porém, após o início dos trabalhos, houve a implantação de dois conjuntos habitacionais na região, impactando no trânsito projetado inicialmente. Por conta disso, houve a necessidade de realizar ajustes no projeto para comportar de forma segura e eficiente o aumento na circulação de pedestres, ciclistas e veículos no local", informou o DER.

Além da adaptação no projeto, segundo o DER, houve um intenso período de chuvas bem acima da média histórica que acometeu a região. Outro fato também foi a greve dos caminhoneiros que, de acordo com o órgão, atrasou o fornecimento de insumos para a continuidade das obras. "Então foi formalizado um aditivo prorrogando o prazo de conclusão. O valor do investimento total permaneceu em R$ 15,2 milhões", apontou o DER. 

Liberação total da trincheira acontecerá a partir do próximo sábado (29). (Foto: Arquivo DC)

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.