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Três obras que prometem mudar o trânsito de Ponta Grossa

Ligação entre a Vila Dal Col e San Martin. Foto: José Aldinan

De tempos em tempos, Ponta Grossa vem investindo em diferentes estratégias para dar vazão à quarta maior frota de veículos do estado, e ao deslocamento seguro de pessoas e automóveis. Foi assim com os semáforos para pedestres em 2014, com as faixas elevadas em 2015 e 2016 e as rotatórias entre 2017 e 2019.

Também em 2019, houve a retomada da instalação de lombadas, que ainda estão sendo colocadas em vias que recentemente tiveram nova pavimentação, como a Padre Nóbrega, em Oficinas. Agora, tudo indica que a bola de vez serão as pontes e travessias sobre rios e arroios.

A cidade é cortada por diversos cursos de água, muitos dos quais foram canalizados há décadas em ruas da área central. Os arroios servem para distinção territorial de vilas e bairros, mas também as separam. Com o passar do tempo, isso se tornou um problema, porque muitas vezes uma única passagem liga um bairro ao outro. Percebendo isso, o Município agora está buscando investir em obras que exigem considerável direcionamento de recursos, como pontes e grandes galerias, mas que se mostram necessárias.

Órfãs e Boa Vista

É assim com a nova ligação que deve ser executada sobre arroio, entre os bairros Órfãs e Boa Vista. O primeiro passo foi dado em setembro, com a publicação em diário oficial do Decreto 20.866/2022, para desapropriação de área na Chácara Maria Emília.

A desapropriação do terreno se dará mediante indenização em dinheiro aos proprietários e a área receberá pavimentação para ligar o final da Avenida Anita Garibaldi (Vila Margarida/Vila Liane) com a Rua Ercílio Slaviero (Parque Nossa Senhora das Graças/Jardim Atlanta).

O projeto ficou pronto em 2019 e está disponível no site da Prefeitura de Ponta Grossa. O orçamento total, incluindo a terraplanagem, pavimentação entre as vias e obras complementares, é de R$ 11.042.983,56. O prazo para a execução previsto é de 12 meses a partir do início das obras, ainda com data indefinida de início. Os recursos serão provenientes do Finisa.

Jd. Carvalho e Neves

Outra nova ligação interbairros, que deve sair do papel nos próximos meses, irá conectar a Vila 31 de Março, no Bairro Neves, com a região da Baraúna, no Bairro Jardim Carvalho. A obra vem sendo programada há pelo menos quatro anos. Para isso, será preciso fazer o aterramento e pavimentação da travessia sobre o Arroio Pilão de Pedra.

A execução deve se dar como medida compensatória do estudo de impacto de vizinhança (EIV) do loteamento Ecopark Pilão de Pedra.

O empreendimento ficará exatamente nessa região, tendo uma parte do lado do Jardim Carvalho e outra no Neves. Para que a empresa execute a travessia, o Município precisa colocar as aduelas – estruturas de concreto a ser instalada sobre o curso de água.

A Prefeitura publicou no Diário Oficial de hoje (18) o edital da tomada de preços 30/2022 para implantação da galeria, com abertura em 3 de novembro.

Uvaranas

As medidas compensatórias, aliás, têm sido um aliado importante na execução de obras necessárias. Uma nova ponte que cruza o Rio Verde já foi concluída e vai ligar a Vila Dal Col ao Loteamento Jardim Royal, em Uvaranas.

A junção da Rua Paulo Grott com a Rua Ronaldo Piekarski é relevante por dois motivos: primeiro porque o novo loteamento deve ampliar a circulação de pessoas e veículos. Depois, porque será acesso alternativo às regiões do San Martin e Estrado do Alagados, que até então tinham apenas um acesso, através de estreito túnel sob linha férrea.

O novo trajeto foi recentemente utilizado, em setembro, durante obras de melhoria no túnel. A via será efetivamente colocada em uso a partir de sua pavimentação.

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